Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Por um Ano Novo melhor

por João Carvalho Neto
Por um Ano Novo melhor

Publicado dia 17/1/2009 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Estamos iniciando um novo ano com as promessas de transformações que costumam se tornar vazias com o tempo, deixando-nos, quase sempre, prisioneiros da continuidade de hábitos indesejáveis. Parece que a euforia de uma virada simbólica de tempo, já que a mensuração desse tempo obedece à relatividade do movimento do planeta, cria uma esperança milagrosa de transformações.
Dessa forma, planejamentos utópicos, sem possibilidades de realização, caminham para a falência de objetivos, gerando frustrações que dificultam a retomada de novas tentativas. Por isso, é preciso um pouco mais de realismo em nossos anseios de transformação, começando por aquilo que seja importante e factível, pois um passo seguro e certeiro garante a continuidade da caminhada.
A aceitação da realidade tal como ela se apresenta, é uma atitude de quem se candidata à maturidade. Portanto, nada de ilusões ou de falsas máscaras.
Todo planejamento exige avaliação diagnóstica que garanta a contextualidade do seu embasamento. De nada adiantará pretender alçar altos voos se ainda não temos as asas apropriadas. É preciso conhecermos e reconhecermos o que já realizamos de desenvolvimento, pois nestas bases é que se assentarão as construções do porvir.

Quem sou eu? Quais minhas tendências majoritárias? O que em minha vida está impedindo o alcance do bem-estar e da felicidade? Que tarefas ou trabalhos são sugestivos de me tornarem mais pleno e realizado? São perguntas básicas para quem deseja planejar a própria vida. Isso porque, para sermos felizes, não nos basta curar nossas doenças emocionais. Faz-se necessário ocupar nosso lugar na economia da vida, trazendo nossa participação através do uso consciente de nossas potencialidades frente aos desafios de promover o progresso de si mesmo e da humanidade.
Já afirma velho provérbio chinês que “quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Compreender nossos destinos como individualidades imortais que somos e refletir sobre quais os melhores caminhos para nos colocarmos em harmonia com as leis cósmicas da vida são estratégias de inevitável urgência para a construção de tempos melhores para se viver.

Claro que milagres não existem, que as transformações serão sempre fruto de trabalho e persistência no bem, contudo, a opção pela mudança já garante, por si só, um estado de esperança que encoraja para as dificuldades da jornada.
Surgimos pela força do Poder Criador da vida para o desenvolvimento no rumo da perfeição. Olhando a história da morfologia humana, da geologia planetária, dos costumes sociais, das conquistas científicas, assistimos ao fato inquestionável de que estamos evoluindo em qualquer direção que observarmos. Fica clara a existência de uma lei de progresso que impulsiona ao determinismo de avançarmos cada vez mais, sem solução de continuidade. Assim sendo, o futuro se projeta à nossa frente regido pela continuidade desse processo, segundo a mesma lei, apontando na direção de horizontes ainda inabordáveis de evolução.

Portanto, não nos esqueçamos que, se esse é o único destino que nos aguarda, ou seja, a paz e a felicidade, construídas através do esforço próprio e do auto-aprimoramento, começar logo, traçando metas e propostas mais realistas e saudáveis, será chegar mais cedo ao destino.

João Carvalho Neto - Psicanalista, autor dos livros “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal”.

www.joaocarvalho.com.br

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4

Sobre o Autor: João Carvalho Neto   
Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta Floral, Terapeuta Regressivo, Mestre em Psicanálise, autor da tese “Fatores que influenciam a aprendizagem antes da concepção”, autor da tese “Estruturação palingenésica das neuroses”, autor do Modelo Teórico para Psicanálise Transpessoal, autor dos livros “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Você tem realmente esse tal Livre Arbítrio?
artigo Contrato com a morte
artigo Estesia
artigo A mudança deve ser interna

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa