Menu

PORQUE CONHECER A SI MESMO?

Atualizado dia 7/12/2010 2:26:23 AM em Psicologia
por fatima bittencourt


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por mais que pareça que os outros escolhem nossos caminhos, sempre tem uma permissão nossa para isso acontecer. Se não existe uma satisfação, para onde estes caminhos estão levando? É hora de repensar os erros que se repetem e as virtudes que não estão sendo praticadas.

Chamamos esse novo caminhar de autoconhecimento. Esse é o chão que sustenta o caminho escolhido e a base da própria vida. A sabedoria é o que praticamos com o autoconhecimento que adquirimos e ela é que abre os caminhos para que possamos ser felizes.

O conhecimento horizontal chamamos de crescimento que é aquele que não praticamos o autoconhecimento, e o  vertical chamamos de evolução onde aprendemos  a investigar nosso universo interno, escorregando dentro dele como se fosse nosso próprio mundo. A Sabedoria está nessa verticalidade.

Isso acontece porque esse caminho  nos é familiar, é como se fosse um retorno de onde viemos e estávamos em plena felicidade. Conhecendo os vícios de nossos erros, vencemos o que nos aprisiona e saímos livres para o maior de todos os conhecimentos, o Amor.

Quando chegamos nesse aprofundamento, temos a certeza do encontro com o sagrado e mestres que estão em nós. Quem achar que o amor não é sabedoria, está completamente enganado.

Quem ama, abre portas de luz da consciência, não tem tempo para criticar ou julgar e aprende a dominar os impulsos que dispersam a jornada do autoconhecimento. Se  religa de forma harmoniosa com o caminho exterior, necessário para espelhar o que devemos dar polimento dentro de nós.

Filosofias e Tradições Sagradas são memórias dessa Sabedoria do Amor e nos lembram que bebemos da água do esquecimento, quando deixamos de nos conectar com nosso autoconhecimento e ao Amor.

Quem conhece a si mesmo se beneficia do desapego dos excessos que carregamos, e do tempo precioso que perdemos em mantê-los.Também desenvolve a clareza das lições externas e com atitudes virtuosas, sabem reconhecer o que realmente sustenta a vida.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa