Menu

Preocupação? Conheça 5 técnicas que funcionam para acabar com ela!

Atualizado dia 2/5/2018 12:08:45 PM em Psicologia
por Valéria Cavallari


Facebook   E-mail   Whatsapp

PREocupação: Substantivo feminino, que nos dicionários por aí espalhados trazem as seguintes definições, dentre elas:

1. prevenção, opinião antecipada, ou a primeira impressão que uma coisa fez no ânimo de alguém.

2. ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral.

3. perda da tranquilidade de espírito, devida ao interesse ou sentimento de responsabilidade que se tem por certas pessoas ou coisas; cuidado.

4. atenção dirigida exclusivamente a alguma pessoa ou coisa.

5. pensamento dominante, que se sobrepõe a qualquer outro.

A palavra tem origem latina:
? ETIM lat. praeoccupatio,onis 'ocupação prévia (de um lugar)'

Tudo o que se refere a preocupar-se, diz respeito a algo que está no futuro. Portanto, fora do nosso controle. Tudo que é PRÉ, diz respeito a algo que se faz antecipadamente, previamente.
Preocupar-se é se ocupar previamente com o que ainda não aconteceu.
Qual o sentido disto?
Alguns podem considerar a ideia de que quem se preocupa com algo, está cuidando para que não aconteça o pior. Será?

A preocupação está longe de ser o que torne uma pessoa mais responsável. Já ouviram alguém dizer: " fulano não se preocupa com nada! É um irresponsável!"
O irresponsável é um inconsequente, certamente. Mas, aqueles que não param de se preocupar com tudo e todos, não são necessariamente responsáveis. Até porque, se preocupam demais para agir.

Se preocupar não serve para nada, principalmente, porque quando nos preocupamos com alguma coisa ou com alguém é porque não sentimos que somos capazes de modificar o que nos incomoda. Geralmente, esse sentimento está em coisas que não podemos decidir.

Sendo assim, se sentir preocupado é uma armadilha do nosso inconsciente para nos tirar do foco daquilo que realmente interessa e pode nos levar a algo, a uma realidade mais concreta. Além disso, dizer às pessoas que não se preocupem é outra coisa que não funciona. Então, aqui vai algumas técnicas criadas por quem já se preocupou muito à toa e se dedica ao estudo do comportamento humano e atua profissionalmente na área das emoções, eu mesma (rsrs).

1o. Se o que tiver te preocupando, realmente acontecer? Então, comece a se preparar para o pior, assim você se ocupa em minimizar os prejuízos o que irá fazê-lo sentir-se mais atuante e no controle.

2o. Tente, insistentemente, ficar numa postura de maior aceitação na vida. Às vezes, nos preocupamos demais porque queremos que tudo saia de acordo com o que esperamos. Na grande maioria das vezes, as coisas sairão diferente daquilo que planejamos. Manter-se aberto às mudanças, vai diminuir as possíveis rugas de preocupação, além de trazer novas soluções.

3o. Pergunte-se: " se eu não estivesse tão preocupado com isso, o que eu estaria fazendo?" Provalmente, algo muito melhor e mais divertido! Pessoas leves tomam refrigerante como se fosse champanhe!

4o. Deixe fluir. Sinta-se merecedor do melhor e acredite, tudo vai se resolver de um jeito ou de outro, independente da sua preocupação. Não seja onipotente. Seja humilde.

5o. Agradeça, agradeça e agradeça. Você, certamente, é muito mais feliz do que é capaz de perceber neste momento por causa das suas preocupações. Se deixá-las de  lado por um instante e reparar bem nas coisas que possui e que, das quais, não gostaria de perder, vai sentir que o Universo tem ouvido suas preces.

A vida passa e você não está aqui para sofrer. Trate de sorrir e tirar o melhor que puder desta vida.
Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 233


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Valéria Cavallari   
Psicóloga e Praticante Certificada de Cura Reconectiva e Reconexão. Atuo dentro de uma visão humanista e transpessoal, acreditando na vocação inata de cada pessoa de atualizar suas capacidades e potenciais,com tendência para a autorrealização, com foco reequilíbrio dos seus níveis físico, emocional, mental.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa