Menu

Previsões!

Atualizado dia 1/7/2019 8:14:48 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Virada de ano. Um período que se encerra e outro que se inicia. Hora de avaliações, análises, reflexões e novas propostas.

Comum os meios de comunicação irem buscar em videntes e sensitivos as previsões para o novo ano, preenchendo horas de programação e atingindo altos índices de audiência. A maior parte delas não se concretiza.
Normalmente, é neste período que as empresas iniciam uma análise mais criteriosa sobre seu desempenho no ano que passou, avaliando o quanto conseguiram realizar de tudo o que se propôs e os motivos que as impediram de atingir com totalidade suas metas. Nessas horas muitas surpresas acontecem, pois identificam falhas e desvios que poderiam e deveriam ter sido identificadas no decorrer da ação e não tanto tempo depois. Então, começa a “caça às bruxas”, tentando achar culpados para terem o alívio de seus erros.

Prever significa ver antes, ver com antecedência. Planejar é prever. Quando se fala em planejar, está se dizendo que devemos prever o caminho que deverá ser seguido.

Muitas pessoas quando vão prever algo, o fazem com os olhos revestidos pelo que querem que aconteça, ou seja, descrevem um futuro acontecimento sem nenhuma ligação com a realidade. Desprezam os fatos, passam por cima das prováveis dificuldades, desconsideram as necessidades para que o esperado aconteça. No final, apenas frustrações e amarguras. Ressentimentos que se instalam e também na busca de culpados pelo fracasso, muitos rancores, contra pessoas que muitas vezes não fizeram nada para merecerem isso.

Quando falamos de previsões referentes a empresas, a nossa vida pessoal, devemos lembrar que antes de tudo precisamos saber quais são nossos objetivos. Não é possível estabelecer um plano de ação sem saber onde se quer chegar.

É muito importante o estabelecimento de objetivos. Eles serão nossos alvos, o ponto que queremos atingir. Então, precisamos definir esses objetivos com muita clareza e convicção. Aqui está um dos primeiros obstáculos, pois as pessoas pouco se detêm para refletirem realmente o que querem para suas vidas. “Quero viver bem”; “Quero ter dinheiro”, assim como outras afirmações semelhantes não estabelecem objetivos, são consequências. O que propiciará a pessoa viver bem? Ter dinheiro? E como chegará lá? Saber o que se quer, primeiro passo para fazer seus planos para esse novo ano que se aproxima, ou melhor, que já está aí.

Estabeleça seus objetivos, trace um plano. Fazer um plano é estabelecer as ações que precisará tomar para a realização de seus objetivos. É identificar os recursos que irá precisar para poder agir. É estipular um prazo para a conclusão, o atingimento de seus objetivos. Mas não é só isso. É preciso a determinação e a disciplina na hora do agir, do colocar em pratica tudo o que você estipulou. É preciso saber que surgirão obstáculos inesperados e nem por isso você deve se afastar de sua meta. Tenha a disposição de enfrentar a dificuldade e superá-la, continuando rumo ao alvo.

A maior parte das pessoas (e empresas) estabelecem objetivos, fazem seus planos, prevendo suas ações, mas na hora do fazer, afastam-se do que se propuseram e depois jogam a culpa em todas as direções, não olhando para o verdadeiro motivo do insucesso: o não fazer o que precisava ser feito.

Ano novo, vida nova. Muitas promessas de iniciar o emagrecimento, deixar de fumar ou beber, e muitas outras situações, porém, que muito poucos levarão a sério. Seja você um desses poucos. O que você estabelecer a si próprio, cumpra. Seja sincero e honesto com você mesmo.

Quando prometemos o que não vamos cumprir, não estamos enganando os outros, mas sim a nós  mesmos.

Ano novo, vida nova. Hora de novas ações, novos comportamentos e consequentemente novos resultados. Lembre-se: Sua vida é o que você faz!

Feliz ano novo!
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa