Menu

Procrastinação

Atualizado dia 2/5/2013 8:58:55 AM em Psicologia
por Keli Soares


Facebook   E-mail   Whatsapp

A procrastinação é aquele hábito em que deixamos para depois o que precisamos fazer agora, adiando cada vez mais, empurrando a vida com a barriga e sentindo mal-estar por ¨não conseguir¨ realizar o que nos propomos.

¨Será que a procrastinação não é um tipo de perfeccionismo que o impede de expressar seu talento?¨

Claro que em plena consciência todos desejam ser proativos, mas, na prática, muitos optam por serem reativos, ou seja, reagir aos estímulos da vida ao invés de atuar, de agir. Tudo é uma questão de escolha...

Mas qual a seria a solução mais simples para deixar de procrastinar?
Conjugar o verbo FAZER.
Quando?
Agora, começar imediatamente.

Se fosse tão simples assim eu não precisaria estar escrevendo este artigo, não é verdade?

Você pode me dizer que existem coisas que o impedem de substituir este hábito por outro mais adequado à sua vida. Sofremos com algo que vou chamar de ¨Síndrome da Desculpite Aguda". A pessoa deixa de fazer as coisas que se propõe e começa a racionalizar, a encontrar desculpas que ilusoriamente vão diminuir a sensação que o procrastinar provoca. Você pode dizer que trabalha muito, que não tem tempo, pode dizer que a academia que você quer fazer ginastica está muito cara, que fazer reeducação alimentar numa sociedade que cultiva ¨fast food¨ é praticamente impossível, que quando você decide organizar o seu armário, a sua escrivaninha, a sua casa sempre surge alguém para atrapalhar, que você tem que fazer aquele check up, mas marcar hora com os médicos é muito difícil, enfim, existe sempre uma justificativa para o não fazer aquilo que pode nos trazer bem-estar e realização.

Por que fazemos isto?
As desculpas podem estar ancoradas em crenças que o conduzem a uma neurose de fracasso. Você pode ter interiorizado que não merece ou não pode ter sucesso por alguma proibição na sua árvore genealógica. Não pode superar o seu pai ou mãe que devem manter o posto de bem-sucedidos, ou ninguém na sua família tem sucesso e se você for diferente deles vai deixar de pertencer ao clã. Provavelmente, estes motivos estão inconscientes, daí a importância de conhecer melhor a si mesmo, examinar o seu sistema de crenças e avaliar quais o ajudam e quais o atrapalham.

Ok, então, tá... Mas como mudar?
O primeiro passo é tomar a decisão de mudar, ter a coragem de fazer o que precisa ser feito para expressar os seus talentos, sejam quais sejam. Todos nós temos talentos e alguns estão adormecidos por falta de movimento e de ação.

Faça uma lista do que vem adiando em sua vida. Comece pelas pequenas coisas e coloque tudo no papel. Tem um ditado que diz que ¨teias de aranhas juntas são capazes de segurar um leão¨. São as pequenas coisas que estimulam as grandes, pequenas vitórias formam as grandes... Então, estabeleça o grau de prioridade destas pequenas ações que até agora foram adiadas e programe a sua mente para agir.
Deixe esta lista ao lado e agora faça uma lista com todas as desculpas que utiliza para não fazê-las. Não tenha medo de ser honesto consigo mesmo, é preciso encarar a sua verdade e aceitá-la para que possa realmente se transformar.

Releia a sua lista de desculpas e responda:

O que faria se não tivesse medo?
Liste tudo que faria com relação à sua lista de desculpas se não tivesse medo. Você vai perceber que descreverá ações que precisam ser realizadas para ajudá-lo a sair da inercia. 

Agora, descarte a lista de desculpas, jogue fora com gosto e diga a si mesmo que não vai mais se permitir atuar influenciado pela ¨síndrome da desculpite aguda¨ e comece a agir em sua lista de atividades pendentes. Entre as mais importantes, escolha as atividades mais fáceis de realizar. Cada ação que realize coloque um ¨ok¨ na frente porque isto nos motiva, fortalece nossa força de vontade.
Faça em si mesmo uma pressão positiva, que é aquela pressão que ao contrário de gerar ansiedade o estimula a fazer um esforço para quebrar o padrão que antes sustentava a procrastinação. Arregace as mangas e entre em ação! Saia da posição de vítima e se dê um chacoalhão!
Cara, até quando você vai ficar nesta posição de coitadinho: ¨eu não consigo, eu não consigo¨?
Quem disse que você não consegue? Onde está escrito isto? Em qual cartório está registrado que você não é capaz?
Tudo na vida é treino. Se você foi condicionado a pensar que não pode, ou seja, treinado a pensar assim, pode se condicionar, treinar a si mesmo para constatar que pode.

Apague as 10 primeiras letras da palavra procrastinação e veja o que sobra: AÇÃO!

Tempo é vida, é o que temos de mais precioso e precisamos aproveitá-lo com inteligência, só depende de nós, de mais ninguém!
Reflita sobre como você vai estar e onde estará daqui a 3 anos se continuar adiando as coisas.
Agora, imagine onde e como estará se romper este padrão negativo hoje!
Lembre-se das palavras de Einstein: ¨Não existe maior insanidade que fazer as mesmas coisas todos os dias e esperar resultados diferentes".
´Se não você, quem?
Se não agora, quando?¨

Envio a você boas energias para que comece hoje o que precisa fazer hoje!
VOCÊ REALMENTE PODE!

Abraços

Keli

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Keli Soares   
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa