Home > Autoconhecimento

PROJETO CLARA MENTE: A PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO TRANSPESSOAL Por Gláucia Mosconi


por UNIABRATH SOMOS TODOS UM

PROJETO CLARA MENTE: A PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO TRANSPESSOAL Por Gláucia Mosconi

Por Gláucia Mosconi

A Terapia Transpessoal será o caminho da cura integral!

Hoje o O PROJETO CLARA MENTE traz uma técnica de transformação pessoal e qualidade de vida. Desenvolvida pela ciência da psicologia e que incorpora os diferentes aspectos da energia, espírito e níveis da consciência humana.
Pensamentos e sentimentos, condicionamentos e crenças, que trazemos como bagagem desta e de outras vidas, refletem nosso estado atual de saúde ou de desequilíbrio.

Mas como isto ocorre?
O nosso SUPRA-COSCIENTE, SELF OU ESPÍRITO, como é estudado cientificamente, impõe muitas vezes ao corpo e à mente condições de limitações que vão além dos pensamentos, emoções e ações como conhecemos.

Ela fala de um território novo e complexo, distinto de dogmas e religiões, que estuda os fenômenos humanos vivenciados em estado alterados e de expansão da consciência. Inclusive os religiosos.
Talvez por isso muitas vezes ela seja confundida inadequadamente e de forma tendenciosa, irresponsável e incorreta como: xamanismo, budismo, espiritismo e outras vertentes religiosas. Conforme nos explica a ALUBRATH (Associação Luso-brasileira de Transpessoal) que é uma das principais representantes da Abordagem Transpessoal no Brasil.

Precisamos esclarecer aqui que as Práticas Integrativas (PICS), que trabalhamos e ensinamos em nossas terapias e cursos do Instituto, não são práticas da Psicologia Transpessoal. E sim da Medicina Integrativa, independente de trazerem ou não benefícios conforme diretrizes da ALUBRATH e ministério da Saúde.

OBJETIVOS
A Terapia Transpessoal Integrativa tem como objetivo tratar o ser de forma holística ou integral, incluindo as dimensões energética e espiritual. Além da mental, emocional e física. Transcende as barreiras do ego, expandindo a consciência usual e explorando o nosso “sexto sentido” que nos conecta as esferas sutis e pode ativar nossa capacidade de Autocura.
Vejam bem, o objetivo da área da saúde sempre foi o de “Curar”, independente da especialidade, abordagens ou técnicas. Todas elas tem o objetivo de amenizar e os sofrimentos do Corpo, Mente e Alma.
Nos transtornos psicológicos ocorre o mesmo. Já vimos aqui e em outros conteúdos do PROJETO CLARA MENTE que entre os profissionais mais procurados para tratar os transtornos da Mente estão o Psicólogo e o Psiquiatra. Neste conceito, ambos os profissionais contam com uma maneira de enxergar o ser humano de forma muito mais profunda e além das aparências.
Nossa Alma e Espírito, muitas vezes ficam presos à raízes profundas de vivências passadas. Cristalizando suas mágoas, ressentimentos, relações problemáticas, preocupações, medos que o afetam e se transformam em doenças. Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, TOC, esquizofrenia e tantos outros sintomas psicopatológicos podem ser analisados e tratados de outra forma pelos profissionais da saúde psicológica.

O QUE FAZ O PSICOTERAPEUTA TRANSPESSOAL INTEGRAL?

A Psicologia convencional trabalha com técnicas geralmente verbais de diagnóstico e tratamento com diferentes abordagens (linha psico-filosófica e técnicas escolhidas).
Porém, nas últimas décadas, surgiu uma outra forma de ver, avaliar e orientar o ser humano.
Apesar da imagem do conhecido “DIVÔ vir logo à mente, representando o “desabafo” e confiança no acolhimento do Psicoterapeuta, a complexidade da terapêutica vai bem além desse estereótipo.
Na verdade, o psicólogo e psicoterapeuta é o profissional especializado na escuta ativa, usada para avaliar a gravidade das questões trazidas pelo paciente. Como por exemplo tirar dúvidas, orientar, facilitar caminhos e trabalhar bloqueios a respeito destas questões, para que a vida da pessoa fluir novamente. Geralmente as vertentes terapêuticas são usadas para fazer com que o paciente encontre a causa de suas angústias.
Existem na Psicologia o que chamamos de forças ou grandes correntes psico-filosóficas, que são: o Behaviorismo, Psicanálise e Humanismo.

A Psicologia Transpessoal é uma abordagem considerada por Abraham Maslow como a "Quarta Força da Psicologia”, que é a que falaremos aqui. Explicando, que não podemos esquecer que dentro de cada uma dessas correntes, temos as técnicas psicoterapêuticas específicas de tratamento, que são seu método clínico.

O QUE É A TERAPIA PSICOLÓGICA DE ORIENTAÇÃO TRANSPESSOAL?

A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL é o "o estudo e aplicação dos diferentes níveis de consciência em direção à unidade fundamental do Ser.”
Na saúde esta abordagem tem alcançado avanços devido pesquisas na área da neurociência, meditação, estados ampliados de consciência e compreensão dos estados fenomenológicos das substâncias enteógenas (substância que alteram a Consciência e induzem à estados de êxtase).
No Brasil, a Psicóloga Vera Saldanha desenvolveu a abordagem Integrativa Transpessoal visando integrar funções neuropsíquicas como razão, emoção, intuição e sensação de forma harmônica propiciando na experiência clínica a ampliação da Consciência e evolução do ser como um todo.
A visão de mundo é a de um TODO INTEGRADO. Funcionando em harmonia. Onde tudo é energia e forma uma rede de inter-relações de todos os sistemas existentes no universo (Saldanha, 2008).

Sua observação clínica ainda baseada na comprovação pelo Método baseado em Evidências (MBE) que implica não somente conhecimento e experiência clínicas, mas também “expertise” em procurar, encontrar, interpretar e aplicar os resultados de estudos científicos epidemiológicos aos problemas individuais dos pacientes. Implica ainda saber como calcular e comunicar os riscos e os benefícios dos diferentes cursos de ação durante o tratamento.

Dissemos aqui que a Psicologia Transpessoal tem como objeto de estudar, classificar e tratar diferentes estados ou níveis de consciência, que transcendem a pessoa além do conceito de ego ou personalidade consciente.
Também é a Escola na Psicologia que pesquisa num nível científico a espiritualidade.
É importante destacar que a Psicologia Transpessoal não é religião, nem parapsicologia, apesar de se interessar e investigar esses aspectos e contextos da experiência e fenomenologia humanas.

COMO FUNCIONA?

O termo TRANSPESSOAL foi usado a primeira vez por Carl Gustav Jung utilizando a palavra “überperson” que significa SUPRA PESSOAL ou “além do pessoal”. Ela abrange relatos de pessoas praticantes de várias disciplinas da Consciência que falavam de experiências de uma extensão que vai além da identidade, individualidade e personalidade.

Pode ser considerada antes de tudo, como um instrumento de pesquisa da ‘essência mais profunda do Ser”.
Desta modo não vemos esta abordagem apenas como um modelo de personalidade, mas sim como aspectos da nossa natureza mental e emocional que vão muito além.
Vera Saldanha, psicóloga, pioneira no estudo e prática da Transpesssoal no Brasil, em sua tese de doutorado na Unicamp conta que se deparou com uma literatura vasta nesta área ao formalizar sua investigação.

Ela definiu alguns conceitos como: o movimento, a experiência e as disciplinas. Integrando diversas disciplinas que se dedicam à inclusão e ao estudo das experiências transpessoais e aos fenômenos correlatos em suas aplicações.

Nos mostra que a experiência Transpessoal, pode ser definida como sendo o “senso de identidade” ou do “eu”, que ultrapassa (trans + passar = ir além) o individual e o pessoal a fim de abarcar aspectos da humanidade, da vida, da psiquê e do cosmo.”
Temos também a Psiquiatria Transpessoal  que estuda nos aspectos clínicos e biomédicos das experiências e fenômenos.
Como podem ver, é um movimento bem amplo que abrange o estudo e prática psicológica dessas experiências na saúde, educação, organizações, instituições, incluindo não só sua natureza, variedades, causas e efeitos no desenvolvimento humano, como também a sua manifestação na filosofia, arte, cultura, educação, religiões.
Reforçamos aqui que a Psicoterapia, independente da abordagem, é regulamentada como prática privativa de Psicólogos, sendo um procedimento baseado em evidências científicas. O qual é mundialmente reconhecido como tratamento de primeira escolha para diversos transtornos mentais e seu exercício é legalmente proibido para qualquer profissional ou não que não seja da área.

Esta regulamentação é extremamente importante, já que infelizmente, atualmente no Brasil, qualquer pessoa com qualquer ou nenhuma formação pode oferecer Psicoterapia como um serviço e assim, pessoas com transtornos mentais podem ser seriamente prejudicadas e/ou enganadas.
Usando estas técnicas, o psicólogo procura alterar os chamados “pensamentos, sentimentos, ações e fenômenos disfuncionais”. Que não estão sendo produtivos para a pessoa.

BENEFÍCIOS


Hoje não é mais possível excluir da Psicologia contemporânea vivências que abarcam outros níveis de consciência além da vigília. Seja pela demanda dos clientes que chegam ao consultório ou pelos benefícios como:

- Otimização na educação e aprendizagem;
- Promoção dos valores construtivos;
- Na emergência de valores na vida cotidiana, seja nas relações familiares, pessoais ou profissionais;
- Descobertas de habilidades e novos Significados para a vida;
-  Expansão da consciência, buscando as respostas no interno;
- Um mergulho dentro de si mesmo, atingindo outros estados de consciência;
– Ampliação e capacidade de visão de uma nova realidade;
– Bem estar integral em conexão com sua essência;
- Transcender e ir além, se conectando com o sentido da vida;
– Transformação e despertar de vida;
– O despertar de uma nova consciência.

Seus benefícios podem se multiplicar conforme a vivência do paciente com a terapia Transpessoal. Dê um passo para melhorar a sua vida e venha conhecer mais sobre essa abordagem que investiga e ativa as capacidades mais profundas do ser o integrando com todas suas potencialidades.

Curta e compartilhe essa informação, ajude a disseminar conhecimento. Toda semana, trarei um conteúdo com conhecimentos sobre saúde e bem-estar mental.

Instituto Conexão Integral - Terapias & Cursos - Terapeuta Glaucia Mosconi
Contato (11) 95367.5360
Conheça minhas redes sociais:
Facebook: link
Instagram: link
Youtube: link


 


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Autor: UNIABRATH SOMOS TODOS UM   
Acesse: http://uniabrath.org.br/ 
E-mail: ead@abrath.org.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 22/02/2019

Veja também
O modo definitivamente mais rápido e eficiente de aumentar sua autoestima!
Autoconhecimento através da limpeza
Viver em totalidade
Existem signos compatíveis e outros não?
Pequeno recado do Fígado
Sinta-se feliz por tudo que foi, é e será em sua vida...

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
domingo, 26 de maio de 2019

energia
I-Ching: 57 – SUN – A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.


energia
Runas: Othala
Abandonar situações de passado e partir para o novo.


26
Numerologia: Justiça
O dia pede bom julgamento e honestidade. Dê o máximo de si em qualquer situação, tome a direção dos negócios e proceda de maneira segura e eficiente. Seja digno e no seu caminho para o alto não se esqueça dos que estão à sua volta.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Como diminuir a carência e a solidão
2. Como aumentar a conexão com quem você ama em apenas 2 minutos!
3. Como enfrentar os efeitos de Urano em Touro
4. Por que não me identifico com o meu signo solar?
5. Abandone a expectativa
6. 3 razões pelas quais você ainda não está vivendo o amor que deseja!
7. A mente e a realidade
8. 10 sintomas que mostram como está sua autoestima!

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa