Menu

Psicanálise Infantil

Atualizado dia 4/1/2012 6:41:36 PM em Psicologia
por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Desde seu nascimento, a criança inicia seu processo de aprendizagem, observando e experimentando tudo ao seu redor. Busca com o olhar de onde vem a voz de sua mãe, sacia sua fome procurando e sugando o seio materno, leva os objetos à boca num ato de reconhecimento, engatinha buscando explorar o ambiente.
A curiosidade e a aprendizagem, então, caminham juntas na vida da criança, e tudo deveria fluir para o sucesso na aquisição do conhecimento.
Deparamo-nos, entretanto, com crianças em idade escolar, que apresentam o não aprendizado, mostrando, por exemplo, apatia, depressão, desinteresse, agressividade, etc.

Neste ponto, cabe o questionamento: se a aprendizagem da criança é um processo que se inicia antes da aprendizagem escolar, por que é nessa fase que algumas crianças apresentam problemas de aprendizagem?

A aquisição do conhecimento envolve as condições maturacionais, orgânicas, estruturais, motoras, emocionais e afetivas. Na aprendizagem, todas essas funções devem estar em harmonia para que a criança possa se apossar, assimilar e construir o conhecimento dentro de si.

Quando algo incomoda a criança, como por exemplo, traumas do passado, perda de ente querido, doença na família, separação dos pais, entre outros motivos, a integração entre maturação, afetividade e construção do conhecimento se desestrutura e o aprendizado deixa de acontecer.
Diante desse quadro, o caminho a ser seguido pelo psicanalista, é tratar a criança em parceria com a família e a escola, a fim de devolver-lhe o desejo de aprender, dando-lhe instrumentos para que seja cada vez mais autônoma e confiante, tornando-se, novamente, sujeito do seu conhecimento.

Eliana Soma
Psicanalista e Psicopedagoga

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa