Menu

Psicologia da Gravidez

Atualizado dia 10/17/2011 10:23:02 AM em Psicologia
por Ana Maria Guardado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Atendo clientes grávidas que procuram a terapia para se trabalharem na gravidez e se prepararem para o parto, desde adolescentes até mulheres maduras.
Trabalho relaxamento, meditação e exercícios corporais que ajudam na gravidez e no parto. Recomendo que o pai acompanhe as sessões também pelo menos uma vez por mês, pois a gravidez diz respeito aos dois.      
É importante a gestante cuidar do seu físico, mental e emocional. Nesse período, há vivências emocionais intensas, a gravidez traz para o relacionamento familiar novas atitudes e responsabilidades.

Na terapia, a gestante compartilha suas ansiedades e preocupações da gravidez, do parto e da decisão de ter um filho.
A partir do momento que a mulher descobre a gravidez, tudo o mais em sua vida será diferente; ter um filho é para sempre.

É comum os pais ficarem vulneráveis emocionalmente, se conectarem com sua infância, regredindo até ela buscando respostas. Nesse momento, refletem sobre como foram criados, como vivenciou sua família e infância. O modelo de pais que tiveram será a base do que pretenderão ser, podem imitar o comportamento dos pais ou rejeitar o comportamento dos pais, mas os pais serão modelos.

Há fantasias sobre o bebê e como eles serão como pais, isso é comum e a reação de cada um depende da própria história de vida.
Durante a gravidez os pais estão deixando de ser filhos para serem pais, essa mudança psicológica e social também tem influência no modelo da família de origem.

A sexualidade pode causar preocupação, pode haver a perda do prazer tanto pela mãe quanto pelo pai. Pode também haver o medo de machucar o bebê. Na terapia, também é trabalhado o medo de forma geral; o medo de perder o bebê, medo do bebê ter algum problema e o medo do parto. É fundamental a terapia durante a gravidez.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Maria Guardado   
Ana Maria Guardado Psicóloga (CRP 09/7577) Especializanda em Psicologia Transpessoal Terapeuta Holística,Constelação Familiar,Regressão e Progressão de Memória, Renascimento e Reiki Usui Psicoterapia individual, em grupo, casal e família Cursos, Workshops Grupo Google: www.groups.google.com/group/anamariaguardado Pessoal: (62)9988-51-46
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa