Menu

Psicologia e Meditação tratam ansiedade e depressão

Atualizado dia 10/4/2013 1:11:33 AM em Psicologia
por fatima bittencourt


Facebook   E-mail   Whatsapp

A meditação é uma técnica originária da filosofia oriental, já aceita como um fenômeno físico; graças a recentes estudos do cérebro, ela tem sido usada por neurocientistas, psicólogos e outros especialistas como uma valiosa ferramenta, no tratamento de diversas doenças advindas do estresse como ansiedade e depressão. Quimicamente, a meditação estimula uma maior produção de certos neurotransmissores no cérebro, como a dopamina, responsável pelo sentimento de prazer e bem-estar, e a serotonina, ligada à sensação de felicidade. Sabe-se que parte desses efeitos têm a ver com modificações dos padrões de resposta a situações estressantes, com aumento da atividade de áreas de inibição da ansiedade e diminuição da secreção dos hormônios como o cortisol, vinculados à reação aguda ao estresse.

Em torno desse novo conceito, a meditação tem sido estudada por meio de técnicas científicas, como a análise das ondas cerebrais e procedimentos de diagnóstico por imagens, como o eletroencefalograma. O objetivo é entender como a meditação atua no cérebro enquanto seus praticantes estão em profundos estágios de interiorização. Integrada à psicologia ocidental se torna cada vez mais utilizada nos consultórios gerando mudanças no paciente em todas as dimensões bio-psico-físico e espiritual. Atingir esse estado superior de consciência desenvolve e aumenta a compaixão pelos outros seres, sendo esse um diferencial dessa integração. O paciente não só se beneficia com o desenvolvimento de autoconsciência, como também contribui para ampliar a rede de novas consciências coletivas através do estado relaxado e tranquilo proporcionado pela meditação.

Trata-se de uma prática, com múltiplas possibilidades de verbalização em companhia do terapeuta. A repetição de um mantra pode ajudar a estabilizar o mental aumentando a capacidade de concentração, atenção e memória. Já nas meditações de observação, desenvolvem um silêncio interno, fundamental para mudanças desejadas no processo terapêutico. Em geral, meditações são úteis para trazer a consciência ao estado de presença, onde se encontram as respostas do passado e futuro. Nesse estado, existe o equilíbrio e lucidez necessária para manutenção da saúde num momento de tantos fatores estressores que vivemos.

Há tempos, utilizo a meditação com os pacientes. A indicação da meditação é feita caso a caso e não há correspondência regular os tipos de patologias. As técnicas de meditação também são praticadas em diversas tradições religiosas, porém, diferentes disciplinas como a nova psicologia as utilizam com objetivos não-religiosos. A Meditação favorece a reprogramação da vida. Essa nova abordagem é um instrumento de transformação baseada no poder terapêutico que o paciente encontra ao acessar seus próprios arquivos, adquirindo a capacidade de renovar seus padrões de condicionamentos físicos e emocionais.

Partindo do princípio que o homem é, na realidade, um biocomputador, que roda baseado nas informações genéticas recebidas pelo DNA somadas às informações recebidas no ambiente familiar e social no período de desenvolvimento e formação neurológica, é necessário alterar a configuração destas programações quando estão gerando sofrimento.

Com as técnicas de meditação integrada à psicologia, o paciente é remetido à situação que originou determinado padrão. Ao reviver o fato e suas respectivas sensações, ele tem o poder de mudar o registro dos acontecimentos, retirando toda a carga emocional presa no passado de forma a trazer bem-estar, qualidade de vida e novas possibilidades de gerenciar o stress e ansiedade vividos no dia a dia.

Por fim, tanto a psicologia como a meditação são, em essência, ferramentas para se viver uma experiência transformadora e espiritual, pois ambas proporcionam o contato com o interno e elevam níveis de consciência. Depois, cada um encontrará a manifestação esclarecedora, das causas e soluções do estresse e suas consequências. Agora é só praticar... comece fazendo contato com a respiração, parece ser fácil, mas manter significa aprender a viver em harmonia com o mundo interno e externo, como também sentir a conexão do divino existente em nós! Boa prática...

Que todos seres sejam felizes!



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 109


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa