Menu

Psicoterapia com Adolescentes

Atualizado dia 10/10/2011 11:34:08 AM em Psicologia
por Ana Maria Guardado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ser adolescente não é fácil. Além de ser a transição entre a fase infantil e adulta é a fase das descobertas e mudanças. Há mudança no corpo, há o primeiro amor, a descoberta do sexo, pode ser que nessa fase também haja a descoberta das drogas.
Os pais que não deram limites quando o filho era criança terão maior dificuldade de dar limites quando eles forem adolescentes. 
É bom orientar os filhos em relação à sexualidade, muitas adolescentes ficam grávidas e muitas, inclusive, assumem o filho sozinhas.
A personalidade do adolescente não está completamente formada, ele está experimentando o mundo. Nessa época, ele tem que tomar decisões em relação à profissão, ao parceiro, viagens...

Caso clínico:

Maria* me procurou com 17 anos porque descobriu que estava grávida do seu namorado de 19 anos. Ela está no segundo ano do segundo grau. Quando me procurou estava muito sensível e perdida. Com o tempo fui trabalhando com ela suas questões, até exercícios corporais que a ajudaram  na gravidez e ela foi se sentindo mais segura e confiante.

Hoje ela mora com seu namorado e seu filho acaba de nascer. Não largou seus estudos, está feliz com seu bebê e com seu relacionamento.
Quando entrou no meu consultório era uma menina e hoje é uma mulher que estuda, cuida da casa e do bebê. Seu namorado e sua família a apoiaram, o que ajudou bastante.

A terapia ajudou ela a ter confiança e a se tornar uma mulher, não foi fácil para ela pois em menos de 1 ano teve que assumir responsabilidades, morar com o namorado, ter um filho... mas a vida é assim! Crescemos com os desafios!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Maria Guardado   
Ana Maria Guardado Psicóloga (CRP 09/7577) Especializanda em Psicologia Transpessoal Terapeuta Holística,Constelação Familiar,Regressão e Progressão de Memória, Renascimento e Reiki Usui Psicoterapia individual, em grupo, casal e família Cursos, Workshops Grupo Google: www.groups.google.com/group/anamariaguardado Pessoal: (62)9988-51-46
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa