Menu

Qual é seu platô?

Atualizado dia 5/15/2017 3:54:15 PM em Psicologia
por Irlei Wiesel


Facebook   E-mail   Whatsapp

“O que fazer em uma vida onde tudo já lhe foi dado”.

Muitos profissionais altamente capacitados, após anos de investimento na carreira, conquistam tudo o que projetaram. E, apesar de tentarem ir além, a sensação pessoal é de que não há mais nada a ser feito. É como se tudo que fosse possível conquistar já tivesse sido alcançado.
Estes profissionais entram no que chamamos de efeito platô, onde apesar dos estímulos, os resultados não aparecem mais. A pessoa sente que mesmo determinada a empreender mais, por mais que a intenção esteja bem definida, o planejamento seja bem executado e as estratégias sejam claras e objetivas, parece que nada funciona, pois a carreira, não se desenvolve. Pois bem, este é o que chamamos de platô do desenvolvimento de carreiras. Este platô pode ser por falta de variações de estímulos, ou ainda, um limite natural.

A ciência vem estudando bastante esta questão do platô de desenvolvimento, já que isso interfere em diversos projetos de vida, sonhos, carreiras, sucesso etc..
Sabe-se, que por meios naturais, todos nós temos certo limite pessoal que interfere na ascensão profissional. Estes limites estão ligados a valores, crenças e missão pessoal. Ocorre que algumas pessoas conseguem transformar qualquer tipo de empecilho, tornando-se bem sucedidas. Sabem como ninguém, irem rumo ao que desejam. Isso é fantástico, pois comprova que é possível concretizar sonhos acalentados, não é mesmo?
Bem, mas é neste patamar, ou seja, quando a pessoa chega ao topo, no auge de tudo, no sucesso pessoal desejado, na conquista do pretendido, naquilo que havia planejado e em meio à comemoração por tanto sucesso, que inicia uma grande reviravolta. Sabe qual? A reviravolta do tenho tudo! A pessoa chega ao seu platô e com ele um questionamento, inevitável sobre o que fazer em uma vida aonde tudo já lhe foi dado.

O pensamento recorrente corroi seu sucesso perguntando:
- E agora, o que mais tenho para fazer?
- Será que acabou?
- É chegada a hora da aposentadoria?
- Sou tão jovem, tenho muito para fazer!
- Mas, fazer o que se já tenho tudo?
Neste ponto, definimos que se chegou ao ápice, ou no ponto platô de desenvolvimento e de conquistas. Atualmente isso ocorre com muita frequência uma vez que muitos jovens assumem atitudes empreendedoras que se transformam em cases de sucesso imediato.

Encontramos exemplos também no universo feminino. As mulheres investem na carreira com garra e determinação abrindo mão da maternidade ou até de um casamento que atrapalhe seus projetos profissionais. O resultado de tanto empenho só pode ser o topo.
1. Como identificar o platô? Identificamos através da auto-observação.
2. O que acontece neste ponto? Nesse ponto, encontramos outro fenômeno. O fenômeno do vazio existencial, que muitos confundem com depressão, no entanto, é o efeito platô sinalizando que é hora de um realinhamento, pessoal e profissional.
3. Como lidar com o efeito platô? Reinventando-se. É fundamental investir em algo desafiador que sirva de fonte motivadora para seguir em frente.
4. Quem pode ajudar a inspirar novos projetos? Novos mentores. Pessoas que se reinventaram, que transformaram uma vida que já lhe proporcionava tudo por um novo desafio. Um exemplo é o prefeito de São Paulo João Dória Junior.
Modelar pessoas é salutar, pois acende a chama da possibilidade. Mentores podem ser grandes gurus.
5. Por que é fundamental descobrir o seu platô? Para evitar a epidemia de diagnósticos de depressão ou ansiedade. É preciso considerar o sintoma do "Já tenho tudo, e agora?"

Fica aqui o alerta a todos os profissionais de sucesso para redobrarem sua atenção e considerarem que a fonte de motivação pode ter secado, por um motivo maravilhoso, ou seja, chegou-se ao que um dia foi cuidadosamente projetado.
Chegou-se ao platô. Cada um tem o seu.
Caso você queira mais da vida, recomece, ok?
Você obterá mais resultados, um ritmo novo e um ar refrescante para os seus dias.

 Participe do Workshop "Como Vencer a Depressão" -
 Veja o trailer no link abaixo: https://bit.ly/2k0iQWJ
 Assista outros vídeos também: link
 Curta minha fan page: https://fb.com/www.irleiwiesel
 Visite meu site: https://www.irleiwiesel.com.br
Contatos: (55) 3025 5698 / (55) 9603 6018 [WhatsApp]

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Irlei Wiesel   
www.irleiwiesel.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa