Menu

Qual o seu grau de maturidade emocional?

Atualizado dia 5/5/2017 1:17:29 PM em Psicologia
por Milton de Castro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Se observarmos o quanto o ser humano é irresponsável, no sentido de que não responde por si próprio, saberemos que isso determina a sua maturidade ou até mesmo a sua infantilidade. Se infantil, a pessoa é dependente, por exemplo, a criança. Mas o maduro não depende. A criança com o passar dos anos vai se tornando independente. Nossa formação é basicamente de parcial independência. Temos independência financeira, econômica etc.. Contudo, temos uma independência muito rara chamada de independência afetiva. As pessoas que têm essa independência afetiva, não temem ser autênticas, não temem ser amargas, não se amarram como todos, são consideradas frias. Só que não são. Na verdade, são pessoas treinadas para sentir e que não são carentes.

 Algumas pessoas já estão parando de se apegar, passando de uma fase infantil afetiva para uma fase madura afetiva, isto é, passando do processo do “outro me” para o “eu me”.  No entanto, nem todos os ricos financeiramente têm uma riqueza afetiva, riqueza de Alma. Toda riqueza vem da Alma, vem de qualidades da pessoa. Assim, pensamos que ali onde há uma prosperidade, uma atitude de conseguir muitas bênçãos, deve haver uma qualidade de merecimento, de sucesso. A pessoa se trata como muitos não se tratam, tais como aqueles que pedem por atenção, pedem esmola de carinho, desprezam a sua própria companhia, veem sempre o corpo dos outros, não percebendo o seu próprio corpo, esperando que algum dia aconteça um milagre. Se você sonha, esse sonho vai te custar muito caro, porque o carente, o infantil é assim: se a pessoa está te dando atenção, você abre o coração, se você não está recebendo o que quer, você se fecha, pune e judia da outra pessoa.

Há sempre um choque de interesses, uma vez que as pessoas sempre exigem uma atenção por motivos diversos. O choque humano está sempre naquele momento em que um indivíduo quer uma coisa e o outro não deu. Então, por que queremos que aquela pessoa aja dessa ou daquela forma? Porque somos dependentes da atenção. Neste mesmo passo, por que você não se vê sozinho com você? Você depende da aprovação dos outros, da família, da sociedade; você é imaturo, você é infantil; cuidamos bem dos outros, mas não cuidamos de nós. Por fim, não devemos ficar com alguém porque precisamos, mas porque gostamos. Não se pode ser livre afetivamente, quando não se tem autossustentação. Fora disso você será frágil, dependente, vulnerável e solitário. Na dor da desilusão o que dói é você ter enganado a você próprio, por ter sido desonesto com você.

É para isso que um bom terapeuta serve quando entramos em crises de existência. Para ajudar-nos a ver onde estamos sendo imaturos emocionais e prejudicando nossas relações emocionais.  Ajudar a perceber onde e como estamos sendo cruéis conosco.

Bora trabalhar a honestidade com você primeiro, ao invés de exigir do outro aquilo que você não se dá? Coragem, vamos lá. Não dói... Mentira, dói sim. Só no começo. Depois passamos a desfrutar de uma enorme sensação de autodomínio, autoconfiança e autoamor.

Um excelente mês.

 Namastê,

Milton de Castro

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Milton de Castro   
PERMITA-SE SER AJUDADA(O) A AJUDAR-SE. TODA CURA QUE PROCURA ESTÁ DENTRO DE VOCÊ!!!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa