Menu

Qual o significado da Dor?

Atualizado dia 4/19/2013 5:36:12 PM em Psicologia
por Carmem Farage


Facebook   E-mail   Whatsapp

Bom dia a todos!
Paris está linda novamente, com os termômetros subindo, os passarinhos cantando e as nossas janelas florindo!
Vemos as pessoas sorrindo e, ontem, uma senhora que me disse ter 84 anos, me parou na rua, absolutamente encantada com minha blusa verde! Me fez um discurso enorme sobre as cores da primavera! Voilà! Cest Paris!
É incrível o que o sol faz com as pessoas! Todos estão felizes e otimistas novamente!
Continuando nossa conversa sobre o karma, acho bom que a gente possa esclarecer sobre o significado da dor e do sofrimento que advém do karma!
Vamos pensar?
Quero dedicar uma energia positiva à minha filha Marina, para que ela desenvolva um otimismo permanente dentro de si!
Separei este texto para que possamos refletir:

O que é a dor?
Quando falamos em karma, citamos a dor como a maneira pela qual a alma é purificada. A dor, fisica ou espiritual, é sempre um processo de purificação pelo qual se realiza a eliminação necessária ao espirito que se contaminou.
Os acúmulos kármicos parecem ser a primeira das causas das dores que o homem vivencia. Eles são o primeiro objeto do nosso estudo porque, ao sentir dor, o homem se assusta e sua alma se abate diante de algo que não pode compreender.

A primeira reação de alguém que está numa lição kármica difícil, passando por suas dores, é pensar em fugir de qualquer maneira. Se tem um marido, pode considerá-lo o seu karma e querer fugir dele. Se é com relação ao emprego, pensa em mudar de serviço. Se está às voltas com uma doença, tende a deixar na mão dos médicos o seu problema. A verdade é que, nas situações apresentadas, se as pessoas não aprenderem suas lições, os problemas não se resolverão desta maneira. É por isso que uma pessoa que não usou a oportunidade de aprendizado, mais tarde, nesta ou noutra existência, se verá às voltas com uma condição kármica bastante semelhante àquela que se negou a vivenciar no passado.
A dor tem que ser experimentada e compreendida. É preciso entender que ela não veio gratuitamente, que é fruto de um passado que ainda pode estar vivo na mente ou que é o resultado de algo cujo significado se perdeu em vidas passadas. Sendo assim, de quase nada vai adiantar descobrir a causa da dor se não forem feitos os esforços para se corrigir no presente. É por isso que as pessoas que fazem regressão, investigando vidas passadas, não têm alívio em seus problemas kármicos enquanto não mudam seu comportamento e não pensam de maneira diferente.
A dor não é um fato externo; ela é uma força viva, atuante, que deveria nos impulsionar ao crescimento através da compreensão das suas causas. Se não fizermos assim, de nada adiantará sofrer; isso seria um esforço vão.
A ideia de que cada sofrimento depura a alma está correta, mas a ideia de total entrega à dor já não é completamente válida. Ela me parece algo implantado por mentes políticas, que fizeram uso do que seria um fato espiritual para fazer com que os oprimidos se conformassem com a dor gerada pelas condições desfavoráveis, como a fome e a miséria, que sabemos, podem ser resolvidas pela vontade política.
Mas isso ensejaria uma discussão que não se enquadra bem no tema a que nos propomos. Voltemos à entrega total do homem cujo acúmulo kármico está pesado.

Todo homem tem capacidades materiais, habilidades mentais e força espiritual para mudar qualquer karma. Obrigá-lo a aceitar uma situação aflitiva sem saída, em nome de um aprendizado, é condená-lo à infelicidade. Nossa proposta quanto à dor é aprender com ela, mas agindo. Isso se faz compreendendo a lição oferecida pelo sofrimento, mas não se conformando com sofrer indefinidamente.
Muitas vezes, a dor é experimentada pela resistência às mudanças que são necessárias. Nada pode permanecer estacionado, e aquele que não consegue compreender isso terminará às voltas com situações extremamente dolorosas.
Outras vezes, a dor é apenas piedade de si mesmo, um sentimento de pesar negativo, pois gera facilmente a acomodação, ficando quem sofre à espera da ajuda de alguém, quando deveria estar buscando em si mesmo as soluções.

A dor é uma questão que também precisa ser compreendida racionalmente. Quando a mente sofre, fica embotada e perde sua capacidade de penetração. Suas qualidades naturais, que deveriam ser ativadas para permitir que o indivíduo escape das situações dolorosas que experimenta, ficam quase anuladas. O homem perde a capacidade de usar os recursos mentais que o ajudariam a sair do sofrimento causado pela solidão, pela frustração, pela perda ou por qualquer outro fator negativo que o acometa. Nesse caso, ele precisa ser ajudado a entender o que se passa.
A dor deve ser entendida sempre como um alerta que ajuda a acordar o espirito adormecido, avisando-o de que é hora de trabalhar para se desenvolver.
A dor advém muitas vezes pela descontinuidade, que é a perda daquilo que se possuía: família, dinheiro, sucesso. Essa espécie de dor acontece aos que deveriam ter mostrado merecimento e reconhecimento pelo que lhes havia sido dado experimentar de bom.
O mau uso das condições favoráveis também gera karma, e, pela sua perda, o consequente sofrimento traz a dor.
A consciência da dor não é geral; muitos optam por anulá-la, adiando o sofrimento inevitável com atitudes que criam a ilusão temporária de que a dor não existe. Esse é o caso dos que se afastam da dor com, por exemplo, entrega total ao trabalho, às diversões, às distrações ou com ocupações intelectuais. Esses são meios de fuga bastante conhecidos, cuja única consequência é conseguir adiar o encontro com a dor, que se dará mais adiante, com certeza.
Há duas maneiras de compreender e de vivenciar a dor. Ou se procura compreender os motivos do sofrimento experimentado, mantendo uma atitude de resignação ativa, que permita realizar uma evolução através dos aprendizado humilde, visto que se entende que esse sofrimento é justo, devido ao karma acumulado, ou se adota uma postura de revolta ou alheamento, que tem como resultado a perda de tempo, pois apenas se vai adiar aquilo que acabará chegando de qualquer maneira.
Toda pessoa que está envolvida pelo karma tem ajuda espiritual para superar o obstáculo e poderá até mesmo receber instruções de guias espirituais para ser esclarecida a respeito da situação. Querendo esta ajuda, basta invocar espíritos de luz para receber apoio e esclarecimentos. A ajuda poderá se manifestar através de portas abertas, de ensinamentos de outro ser humano mais espiritualizado e até mesmo por instruções espirituais recebidas em sonhos.

Texto retirado do livro - Karma, a origem da dor; Celina Fioravanti.

Tenham uma otima semana!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carmem Farage   
Fundadora do Instituto Lumni, criadora da Terapia Lumni - uma terapia quântica que une ciência e espiritualidade sob a mentoria de Teillhard de Chardin. Psicóloga, Psicanalista, especialista em Regressão de memória, apometria Clínica, Mestra de Reiki Usui Tibetano, especialista em Medicina Chinesa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa