Menu

Quando Pedro fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo

Atualizado dia 5/27/2024 7:01:43 AM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Jesus dizia que antes de olhar o argueiro no olho do outro, nós devemos remover a trave que existe em nosso olho; com isso, Jesus já falava de projeção, muito antes de Freud, Heiddegger, Jung, enfim, podemos inferir que tudo aquilo que se descortinou no conhecimento humano de importante, através de grandes pensadores, já fora dito por Jesus; está escrito no Eclesiastes: "Não há nada de novo debaixo do sol" Ec 1:19.

A projeção precisa ser melhor compreendida, pois quando alguém se comunica está se revelando por inteiro, isso é muito óbvio, pois toda a nossa interação com o mundo é construida a partir da nossa visão e da maneira como qualificamos as informações externas. Por isso está certo o ditado que diz "Quando Pedro fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo".

A melhor forma de conhecer alguém é ouvindo o que ela tem a dizer acerca de tudo. Não há outra forma, pois isso irá revelar os seus preconceitos, as suas crenças, enfim, a sua visão particular do mundo. Isso funciona assim porque a mente humana é apenas um programa que foi montado a partir de bytes específicos. Cada um foi juntando caracteres (crenças) até que desenvolvesse um software com todas as suas características (caráter). Cada um, sem perceber, atua como um Dr. Frankenstein construindo um monstro com o qual terá que lidar; talvez seja isso que o mito queira nos revelar.

Uma visão amorora, uma visão violenta, uma visão pacífica ou uma visão agressiva, são apenas possibilidades na elaboração de uma personalidade. Você decide, você escolhe, você desenvolve tudo, não há culpados, pois cada um é o artífice de si mesmo e irá lidar com esse problema criado.

Vocês constroem esse personagem e o Universo irá lapidá-lo, simples assim. Vocês sofrerão o martelo da lapidação de Deus para alcançar o brilho da perfeição, por isso o violento será violentado, o pacífico será pacificado, o agressivo será agredido, o amoroso será amado, tudo isso para que possamos entender o que a Vida espera de nós.

O único problema que o ser humano passa a vida inteira enfrentando é ele mesmo, não existe nada fora para ser mudado. A ignorância nos coloca em uma instância externa ilusória, acreditanto naquela besteira de Sartre: "O inferno são os outros"; Sartre estava errado, somos nós que construímos o céu ou o inferno que habitamos.

Qualquer terapeuta de esquina sabe que quando uma pessoa, durante uma sessão, começa a falar do filho, do marido, do tio, do irmão, do vizinho, do sócio, etc., na verdade está falando de si mesma. É nesse momento que o inconsciente se manifesta, é desta forma que o profissional consegue acessar a programação do seu assistido.

Desde os tempos de Jesus até a psicologia moderna, uma coisa fica clara: conhecer a si mesmo é essencial para entender o mundo e nossos relacionamentos. Quando olhamos para dentro, percebemos que somos os criadores das nossas próprias experiências e os heróis das mudanças que queremos. Tudo o que dizemos e pensamos não só molda como vemos o mundo, mas também quem somos. No fim das contas, é olhando para dentro que realmente conseguimos entender e mudar nossa realidade.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa