Menu

Quem disse que circo é coisa para criança?

Atualizado dia 7/14/2013 10:20:37 PM em Psicologia
por Cássia Marina Moreira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pois é, fui ao circo, não este que vem todo ano com uma roupagem nova e também maravilhosa. Um circo pequeno, só com palhaços, um pouco mais que cinco, pelo que me lembro.

Um palco sem picadeiro, sem lona, sem ao menos ser ou querer ser uma arena redondinha. Um palco comum. Na entrada do teatro, já haviam bolas enormes coloridas como esta da foto e muito papel picado pelo chão e alegria pelo ar.
Um cenário bem simples cheio apenas de fumaça e pequeninos pedaços de papel que tinham a solene missão de deixar tudo bem branquinho como neve.

Slavas snowoshow, mas antes de saber que o circo estava na cidade, vi uma reportagem sobre este senhor palhaço o Sr. Slava. Ele tem uma grande propriedade nos arredores de Paris. Uma pequena cidade que transformou em um lugar maravilhoso, cheio de surpresas de artistas que moram por uns tempos por lá e constroem seus alojamentos e então os deixam de presente para o anfitrião e para os próximos artistas que chegarem.

Um rio que passa por toda a grande propriedade é navegado por uma balsa com motor elétrico para não atrapalhar com o barulho os músicos que tocam nas margens de quando em quando. Outros espaços são dos iogues, que lá fazem suas práticas, mas a ordem geral é para que a diversão, alegria e brincadeiras nunca parem.
Longos varais com luvas penduradinhas todas pintadas de vermelho, se bem me lembro; um outro repleto de camisetas amarelas forma um novo caminho a seguir entre muitos outros que cruzam propriedade.

A mesma simplicidade com que Slava fala da alegria que tem em ter há tantos anos a profissão de palhaço, herança de família, -me pareceu- ele traz para nós. São nos pequenos passinhos que dá pelo palco, o modo como brinca com uma corda ou uma bolha de "sabão" e quando se autoabraça e despede de um casaco numa estação de trem é simplesmente emocionante.
Uma pena a venda por telefone "ingresso rápido" - que me garantiu que não havia mais nenhum ingresso; no entanto, muitos lugares estavam vazios, outras pessoas com quem falei não conseguiram lugar para ir assistir a este show, que certamente agrada a grandes e pequenos.

Tinha me esquecido da alegria e da pureza do riso que o palhaço nos causa; alegria é bom em qualquer lugar e hora, mas no circo, a mágica é outra. E neste que tem o apelo das nuvens de fumaça, sonorização e jogo luzes para acompanhar é ainda mais marcante.    
As emoções não têm idade e saber demonstrá-las com singeleza e apreço é algo que nos leva a viver alegrias de todas as épocas da vida, afinal, parece-me que, mesmo não tendo estado em um circo, todos nós tivemos algum momento de alegria com uma grande explosão de riso; e relembrar isso é bárbaro para nós, com mais idade, e para quem está começando a viver as alegrias da vida, nem se fala! 


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa