Menu

Querer não é poder!

Atualizado dia 8/30/2023 9:28:15 AM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Querer nunca foi poder. O querer gera expectativas, cria ansiedades e acaba congelando a nossa realidade. Parece incrível, mas o exemplo da panela que demora para ferver justamente quando a gente fica olhando, e quer muito que ferva rápido, é algo que já foi comprovado até pela física quântica.

O querer não é nada mais que um instrumento de combate à dor, um analgésico chamado desejo que tomamos para nos livrar da angústia da falta. Todas as vezes que não conseguimos lidar com a realidade, começamos a idealizar coisas ou pessoas que possam nos preencher e isso nos tira do presente, da vida concreta, passamos a viver uma vida virtual, de mentirinha, pois não percebemos que é exatamente no presente que somos poderosos.

O poder de realização só é possível quando acionamos uma consciência não local, divina, uma instância superior que existe em nós, mas da qual estamos desconectados. Para isso, é preciso todo um alinhamento com a natureza, voltar-se para a realidade; é preciso expandirmos a consciência para fazer esse caminho de volta.

O homem é capaz de realizar verdadeiros milagres quando consegue saltar de uma realidade à outra, quando deixa de criar ilusões e percebe que pode substituir o querer pelo poder.

Existe uma diferença muito grande entre dizer: "Eu quero comprar aquele carro" para "Eu posso comprar aquele carro". O posso o aproxima muito mais do objeto, pois traz consigo uma força transformadora; é um verdadeiro atalho para as nossas conquistas, ao passo que o quero o distancia, pois é passivo, impotente e irá exigir muito mais esforço. Quando você entende que pode e basta bater que a porta se abre, tudo se transforma. Ninguém disse: "Queira e abrir-se-vos há"!

Quando afirmamos o poder tudo é possível, parece mágica, ele é extremamente pró-ativo, pois ao afirmar-se coloca-se em perfeita sintonia com a fé que precisamos ter em nós mesmos. Todo sentimento de impotência e toda a descrença que nos abate vêm da letargia do querer.

George Sudarshan, um físico da Universidade do Texas, percebeu que a observação constante de um sistema atômico pelos cientistas paralizava o seu movimento e interrompia o seu decaimento, ao passo que quando não observado ele voltava a se movimentar normalmente. Deu a esse efeito quântico o nome de Efeito Z (Em homenagem ao filósofo grego Zenão de Enéia que adorava paradoxos).

Agimos quase sempre assim, de forma renitente, não percebemos que quando queremos muito uma coisa, simplesmente, estamos dificultando a sua manifestação, estamos criando inúmeras impossibilidades e abrindo um campo vasto para programações mentais negativas.

Pessoas endividadas, por exemplo, pensam o tempo todo nos problemas, como se observassem uma panela que teima em não ferver, não percebem que deveriam fazer ao contrário: pensar nas soluções para que uma nova realidade possa se manifestar. Criam expectativas e vivem esperando, concentradas na dor; desta forma, não conseguem promover mudanças.

É preciso deixar a vida acontecer, fazer escolhas e deixar o Universo no comando, sem as interferências de idealizações platônicas. Lembre-se de Lao Tsé: "Eis por que o sábio age pelo não agir"; não é preciso esforço para ser feliz, todo esforço é resultado de um ato de rebeldia contra a própria natureza, é fruto de desejos insanos que só trazem dor. Seja você, até conseguir entender que, em verdade, tudo aquilo que você mais precisa você já tem, apenas desconhece.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 91


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa