Menu

Reações alérgicas!

Atualizado dia 1/11/2016 7:36:49 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos dias de hoje, as reações alérgicas têm ainda mais forte e presente os componentes físico-químicos, pois ingerimos cada vez mais substâncias tóxicas e nosso organismo só pode mesmo reagir tentando expelir aquilo que nos faz mal.
Porém, o processo alérgico tem um forte componente emocional, onde através dessa manifestação física, incômoda e muitas vezes dolorosa, a pessoa expressa sua rejeição pelo que está vivendo.
Nosso organismo é uma fonte do saber! Precisamos aprender a entender o que ele está nos dizendo. Para todos os nossos males, mesmo os de origem apenas física (?) existe uma mensagem sobre a pré-disposição para o que está ocorrendo.
Não só a medicina psicossomática, mas a física quântica, assim como a neurociência estão cada uma contribuindo, direta ou indiretamente para a compreensão cada vez maior desse fenômeno chamado Ser Humano.
A alergia é uma das manifestações que revelam intolerância e suscetibilidade a determinadas situações vividas e que as pessoas que a sofre não se percebem capazes de enfrentá-las.
Ao alérgico, perguntas como: “O que não estou aceitando?”; “O que está me fazendo impotente ou me levando a sentir-me como tal?” podem ajudá-lo a encontrar mais rapidamente o ponto crucial do problema. A alergia é um indicador de que está se sentindo sem poder para lidar com uma determinada situação ou mesmo pessoa.

Vários são os casos onde, com viagem de passeio marcada, repentinamente surge forte reação alérgica, muitas vezes até impedindo a viagem, ou no mínimo, fazendo com que o aproveitamento da mesma deixe de existir. Ao se buscar as causas, foram encontradas situações tais como: medo do desconhecido, a alergia impedindo o avançar dentro dele; insatisfação pela companhia ou mesmo pelas exigências do parceiro de viagem e dificuldades do alérgico em expressar sua vontade; sentimentos de impotência frente a situações que não suportam e não se veem capazes de resolvê-las, além de muitas outras situações.
A medicina dermatológica é um mundo que revela o interior das pessoas. Muito comum ocorrer a “cura” de uma manifestação alérgica sem que a medicação justificasse o fato. Ainda se estava em pesquisa da causa ou causas. Mas ao olhar o indivíduo como um todo, o médico descobre que ocorreu uma mudança para melhor no relacionamento, no trabalho, enfim, em alguma faceta da vida desse ser, o que eliminou o mal-estar antes reinante e não observado.

A alergia é um ótimo indicador de que estamos vivendo algum tipo de ressentimento, mesmo que causado por uma situação aparentemente insignificante, gerando mágoas e sentimentos de ofensas pelo que outros nos fazem. O dicionário coloca com muita propriedade “extrema delicadeza no sentir, melindre exagerado”. É um fato, por mais que se queira negar.
Todos somos possuidores de uma sensibilidade que, mesmo os tidos como mais durões também a possuem. É exatamente a mentalidade de que ser sensível é ser fraco que promove a verdadeira fraqueza. Ser sensível é ser potente, ser capaz de captar as mais leves e tênues manifestações do que estamos vivendo.
As alergias são manifestações corpóreas de se colocar para fora o que não estamos assimilando. Ótima oportunidade para trazermos ao mundo da consciência o que estamos rejeitando. O que ou onde estamos sendo intolerantes, o que está nos ferindo e não estamos percebendo. Quem não estamos suportando ou o que não estamos suportando em quem.

Comum ouvirmos na queixa “não fiz ou comi nada de diferente” e no decorrer da conversa surgir aspectos na vida da pessoa que se alteraram, mesmo que de pequenas proporções. Para aquela pessoa, aquilo foi muito significativo.
Identificar esses pontos, além de ajudarmos no tratamento da alergia, é diminuir o estado de insegurança, possibilitar a compreensão e mesmo o fortalecimento dos pontos aos quais estávamos suscetíveis.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 43


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa