Menu

Reações improdutivas!

Atualizado dia 2/10/2022 11:12:11 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Falamos tanto em viver bem, termos uma vida de paz e harmonia, porém, não é como a maioria das pessoas se comportam em suas vidas.

Quem está vivo e atuante, inevitavelmente, praticará atos que depois irá se recriminar, por perceber que não foi a atitude mais adequada para a situação. Pode ser logo após o feito ou mesmo muito tempo depois.

No universo da consciência, esta percepção é uma verdadeira bênção! Na busca do autoconhecimento ter a clareza de como somos e como agimos é o objetivo. Sermos transparentes para nós mesmos, o que sentimos, o que nos move, o que queremos ou não queremos, de quem gostamos ou não gostamos e assim por diante. E sem recriminações. Apenas constatações, constatações essas que nos levarão a atitudes de correções de rumos.

Todavia, muitos possuem reações improdutivas frente às descobertas, se recriminando e a partir daí se maltratando pelo descoberto, pelo feito. Quando descoberto em terapia, há o mostrar o quanto de positivo existe nessa nova percepção. E as novas possibilidades que passam a existir a partir delas, as descobertas.

É muito frequente as pessoas perderem seu humor e se criticarem severamente, não aceitando que puderam ter feito isso ou aquilo.
Para os demais até admite, porém, para si mesmas não aceitam e se revoltam, passando então a um processo de autopenalização, seja através de maus tratos que vão desde agressões físicas até emocionais, em sua maioria das vezes, em um processo semi-inconsciente.

Em outros textos, já falamos que viver em estados de culpa é não assumir plenamente as responsabilidades pelos feitos, pois na autopenalização já se consideram resgatando seus erros. Olhá-los e buscar a efetiva correção exige uma postura muito mais forte do que a capacidade de sofrer.

Quando descobrirem algo em vocês de que não gostam, não se maltratem, não se desprezem. Agradeçam a si mesmos por se permitirem o aparecimento disso, pois só assim poderão fazer algo para se modificarem para melhor.

Perceber erros é a oportunidade de corrigi-los, é poder crescer como pessoas que somos. Não se neguem este direito e mais que isso, esta bênção.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 239


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa