Menu

Relacionamento a base de cobranças!

Atualizado dia 5/20/2012 11:12:23 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não dá para negar: os relacionamentos estão se modificando. Em todos os tipos de relacionamento, principalmente: profissional, social e afetivo. E este tem se mostrado um momento caótico desta transformação, pois as pessoas estão saindo de uma posição e indo para o outro extremo.

No trabalho, as reações ao comando têm sido as mais diversas, contratados não mais se subordinam ao que deveriam fazer. Nas relações sociais, qualquer desagrado leva ao rompimento da convivência, nas relações afetivas, a linha que separa o individualismo do respeito à individualidade do outro ficou obscurecida pelo "eu não me afino com o jeito de ser dele (a)". Criou-se uma grande confusão entre o compartilhar e criar condições de harmonia e o virar as costas e "partir para outra".

Em momentos onde não se encontra segurança em praticamente nada, a necessidade de se auto-afirmar acaba se manifestando em casa. Se o outro concorda e aceita o que é proposto, tudo bem, caso não ocorra a concordância, o conflito passou a existir.

Ainda resquícios do relacionamento onde ou você está a meu favor ou está contra mim, as cobranças se manifestam das mais variadas formas, desde as claras e objetivas até as dissimuladas e ocultas em manipulações e chantagens de difícil identificação.

Embora boa parte dos casais esteja se separando sem os devidos cuidados e clarezas dos reais motivos, há algo que não pode ser desconsiderado: independente do acerto ou não, as pessoas não estão suportando as pressões e coerções que os relacionamentos à moda antiga impõem.

"Você não vai fazer isso"; "Você não pode fazer aquilo"; "Você quer me desrespeitar?"; "Esta minha dor de cabeça é por sua causa", nem sempre dito com tal objetividade; "Por que tanto quer ir ao cinema, jogar bola, ir a casa da amiga... ?".

Relacionamentos que se baseiam em sentimentos de posse estão fadados a acabarem cada vez mais rápidos. Estamos vendo relações de trinta, quarenta anos de convivência ruírem e por essa razão. Dizeres comuns: "Não dava mais para agüentar tanta cobrança", "Ele só me via como propriedade dele, faça isso, faça aquilo...". Os netos estão se assombrando, antes viam seus pais se separando, agora até os avós.

Imposições e radicalismos que impedem duas pessoas de se amarem verdadeiramente. Relações onde só um pode brilhar e ter vida própria tendem a acabar. O egocentrismo está a toda. Acusações de egoísmo são mútuas. Os negativistas dizem que esse mundo não tem mais jeito.

Porém, dores causadas pelos excessos à parte, é um momento onde necessariamente as pessoas caminharão para o respeito à individualidade de cada um. Muita água ainda vai rolar, mas o destino futuro é o da compreensão e reconhecimento do direito de cada um ser um ser único, individual, que pode gostar de coisas diferentes da que o outro gosta e nem por isso está contra ele.

Opiniões divergentes nunca foram problemas quando as pessoas reconhecem o direito do outro em não ter que ser "um igual" de seus pensamentos.

Mulheres chorando por não estarem com seus amados, pois a dor da opressão sufocou a condição do respirar. Homens infelizes e muitos entregando-se à bebida por não se sentirem compreendidos pela mulher que tanto amam. Podem não acreditar, mas mulheres e homens se amam e muito, mesmo depois de muitos anos de convivência. O desrespeito, o orgulho e mais as cobranças de comprovação desses sentimentos é que impedem sua demonstração.

Relacionamentos à base de cobranças?

Com certeza, todos eles terminam em dividas. Dos dois lados.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa