Menu

Relacionamento no trabalho

Atualizado dia 3/10/2010 2:48:28 PM em Psicologia
por Iole Maria Bonetti


Facebook   E-mail   Whatsapp

A parceria com os colegas de trabalho nada mais é do que um casamento de características pessoais e profissionais que, como outro qualquer, exige muita dedicação, flexibilidade e força de vontade para fazer o relacionamento dar certo. Muitos profissionais se esquecem de que as relações no ambiente de trabalho funcionam de forma muito parecida com os relacionamentos afetivos e, por isso, podem enfrentar problemas de incompatibilidade.

Levanto aqui algumas características que, como num casamento, ao serem colocadas em prática propiciam uma relação mais harmônica entre chefe, subordinado e entre seus pares:

Entusiasmo: Uma pessoa feliz, simpática e com paixão pelo que faz transmite isso aos colegas e torna-se uma grande companhia. Seu otimismo é contagiante e pode influenciar outros a agir da mesma forma, trazendo melhores resultados concretos para a empresa.

Autoconsciência: É preciso conhecer-se bem e conhecer o outro, entender as suas razões e emoções para poder identificá-las nos outros e lidar com elas de forma positiva.

Atitude positiva: Acreditar no que você faz é meio caminho andado para o sucesso. Quem tem energia positiva faz as coisas acontecerem e não se deixa desmotivar por pequenas adversidades.

Comprometimento: Você tem que ter admiração pela empresa e pelo companheiro de trabalho, caso contrário a parceria não funciona. Comprometimento significa conhecer a fundo o negócio da empresa, o departamento, o chefe e sua forma de trabalho, podendo auxiliá-lo de forma pró-ativa e com iniciativa. Assim como num casamento entre homem e mulher, este item é crucial para a formação de uma base sólida para o relacionamento.

Discrição e confiabilidade: Para haver transparência é necessário que haja a confiança de ambos os lados de que tudo que é discutido no escritório é confidencial e diz respeito apenas a quem está envolvido no projeto.

Comunicação aberta: Um canal de comunicação sincero, honesto, objetivo e claro é crucial para qualquer relacionamento.

Humildade: Para saber ouvir, saber pedir ajuda e saber reconhecer seus próprios erros.

Serenidade: Para ultrapassar períodos de estresse e tensão, de grande volume de trabalho e sobrecarga emocional em função de prazos e importância dos projetos.

O relacionamento profissional exige de todos um grande investimento de tempo e energia, focando a sintonia para criar uma parceria de sucesso que nada mais é que um casamento feliz!

O ambiente de trabalho é o lugar onde nós passamos a maior parte do nosso tempo, por isso é comum fazer dos colegas de profissão amigos pessoais.

QUEM GANHA MAIS COM ISSO: EMPRESA OU FUNCIONÁRIO?

As amizades no ambiente de trabalho trazem benefícios não só aos funcionários, mas também à empresa. Um clima agradável no trabalho é sempre vantajoso para ambas as partes - funcionários e empresa - e o resultado é menos estresse, mais prazer em estar na empresa, mais envolvimento com o trabalho e melhor desempenho e resultados.

Luiz Fernando Bacchereti, professor e coordenador do Núcleo de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é da opinião que a comunicação é uma necessidade do ser humano, e a amizade entre os colegas de profissão pode ser muito produtiva, o que depende, única e exclusivamente, de saber separar as coisas: "É preciso saber separar os papéis, assim como muitas mulheres que são mães, esposas e profissionais sabem desempenhar cada papel na hora mais apropriada".

Então, para que qualquer coisa alcance sucesso é necessário dedicação, vontade e persistência. Não fique de braços cruzados esperando seu casamento dar certo... Vá atrás, aja e faça de seus relacionamentos um casamento feliz, tanto em casa como no trabalho!!! 

Iole Maria Bonetti
Psicóloga/Psicanalista

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Iole Maria Bonetti   
Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa