Menu

Resgatando a Autoestima na Terceira Idade!

Atualizado dia 4/13/2009 8:57:58 PM em Psicologia
por Reika & Horoi


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Embora ninguém possa voltar e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

No último artigo falei sobre a arte como facilitadora para o resgate da auto-estima na Terceira Idade. Esta fase, como foi dito, é uma etapa natural da vida com suas peculiaridades próprias, na qual ainda há possibilidades de mudanças e realização de sonhos. Mas, como a Arteterapia pode de fato ser vitalizador e transformador da vida de alguém que esteja nessa idade?

Arteterapia é a arte como prática terapêutica que ajuda a estabelecer o vínculo com seus próprios potenciais criativos. Os encontros da terceira idade nas Oficinas de Arteterapia ocorrem em grupos semanais, num processo contínuo de vivências que utilizam recursos artísticos e expressivos, os quais abordam as modalidades corporal, visual e verbal. Na modalidade corporal, as emoções são expressas pelo corpo seja por meio da dança, do relaxamento, respiração, meditação, etc. Na expressão verbal ou não verbal há criação e contação de histórias, poesias, mitos, utilizando o pensamento imaginário e, dessa forma, resgatando e recriando a história tão bem vivida de cada participante. Também se utilizam desenhos, pinturas, modelagem, fotografias, colagem, tecelagem. E, claro, sempre colorindo as produções com as cores da essência de cada um.

A Arteterapia, apesar de trabalhar com a arte, difere-se do artesanato, uma vez que proporciona a transformação interior, o autoconhecimento. As atividades expressivas propostas sempre são fundamentadas com objetivos específicos e no fim de cada encontro há uma reflexão entre os participantes, o que promove o fortalecimento dos vínculos e laços de confiança no grupo, formando o espaço de intimidade - o "espaço sagrado" - onde cada um se sente seguro para fazer suas colocações.

Mas, logo você se pergunta: na minha idade, minha visão já não é tão boa assim, tenho dificuldade em me locomover, além de diversos fatores da saúde que acho que podem interferir para realizar as atividades expressivas! E agora? Primeiro, as atividades são adaptadas de acordo com o ritmo e história de vida. Não cansam, não exigem esforços e respeitam o limite e possibilidades de cada um. Segundo, é um grupo que interage, respeita e ajuda um ao outro. Assim, o processo flui mais fácil e a pessoa aprende a lidar com suas dificuldades.

Nesse processo de mudança acelerado no campo biopsicosocial que é o envelhecimento, torna-se mais difícil manter a auto-estima. E com a Arteterapia, o tempo da atividade é dedicado especialmente ao si mesmo. A Arteterapia proporciona sentir-se criativo e produtivo, ativa e resgata o lado saudável em cada indivíduo, estimula a memória, o cérebro, faz refletir sobre papéis familiares, ocorre a diminuição da apatia, insegurança, negativismo, depressão, queixas de dores diversas, ajuda a encarar seus medos, previne doenças e melhora a qualidade de vida.

É uma jornada para o redescobrimento de suas próprias potencialidades. Sem auto-estima não somos capazes de ver valor em nós mesmos. Mas a Arteterapia irá promover a reconstrução emocional e valorização de suas vidas. E ainda proporcionará prazer, divertimento, satisfação.

Todos nós temos o mesmo destino, todos terminamos no mesmo lugar. O caminho que escolhemos percorrer é o que nos distingue. E vocês podem ser os protagonistas de sua própria história. Criar intensifica a vida... Criar é recriar a si mesmo... Envelhecer é uma arte. Aposte em você mesmo... e seja feliz!

Por Nathália Reika Weinberger
Psicóloga e Arteterapeuta
www.nathaliareika.com
(11) 2865-7510

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Reika & Horoi    
Reika & Horoi - Desenvolvendo pessoas e organizações
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa