auravide auravide

Ruídos na comunicação: a raiz da maioria de nossos problemas!


Facebook   E-mail   Whatsapp

Lembro-me como se fosse ontem, quando um professor na faculdade disse em uma aula, lá no início dos anos 2000:
- Se você veio estudar psicologia pensando que seu dia a dia de trabalho será uma festa, está no curso errado, pois o trabalho do psicólogo, seja no consultório, hospital, escola ou qualquer outra área, consiste em lidar com problemas, ajudar a solucionar.

Nunca mais me esqueci desta fala e nestes anos todos de consultório pude observar como diversos tipos de problemas, em especial questões de relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares, entre amigos, no trabalho... Tem a mesma origem: ruídos na comunicação!

Vamos falar mais sobre isso?

Lembremos, portanto, que a comunicação é um processo que envolve minimamente duas pessoas, que tem cabeças diferentes, foram criadas de formas diferentes, com histórico de vidas distinto. Logo o que é obvio para o emissor, na maioria das vezes não o é para o receptor! Vamos dar um exemplo?

Certa vez um casal de pacientes chegou para sessão. Estavam juntos há cerca de 4 anos e naquele dia cada um sentou em um canto da sala, mal se olhavam, e a irritação estava no ar. Os dois tinham agendado férias para a próxima semana. No último final de semana, no entanto, o marido todo animado havia elaborado uma agenda de passeios e programações para os dois curtirem a tão esperada viagem. Ao mostrar para a mulher e perguntar o que ela achou, a mesma respondeu apenas tanto faz!

O que você leitor pensaria desta situação?

O rapaz ficou magoado. Para ele, a esposa menosprezou sua dedicação, mas para ela, tanto faz era apenas uma maneira de expressar que não queria dar trabalho a ele, nem gastar dinheiro a mais, uma vez que estavam indo para um lugar onde ela não conhecia e que qualquer coisa na companhia dele seria maravilhosa!

Para a moça, era óbvio que tanto faz queria dizer isso, logo, ela não se preocupou em explicar seu pensamento, mas para o marido aquilo foi um imenso descaso e os dois passaram quase uma semana sem se falar por conta deste mal entendido.

Alguns de vocês certamente irão se identificar com a comunicação do rapaz, enquanto outros entenderam facilmente a mulher.

E vale deixar claro aqui, quando me refiro a mal entendido, não quero dizer sobre desculpas por algo ruim que alguém faz e depois inventa qualquer coisa para amenizar a situação e, sim, um real ruído na comunicação.

Você, leitor, certamente se fizer um exercício rápido, irá se lembrar de algum problema causado por uma questão de comunicação. Por isso, prestar mais atenção à forma de nos comunicar, a mensagem que queremos passar, pode nos ajudar a diminuir de forma significativa alguns de nossos problemas de relacionamento e do dia a dia. E nisso o autoconhecimento sempre pode ajudar. Quanto mais nos conhecemos mais compreendemos a nossa forma de pensar e se comunicar, nos tornamos mais observadores aprendemos a perceber comportamentos não adaptativos, dos quais precisamos melhorar, como em alguns casos, nossa forma de falar.  

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: flaviafagali@gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa