Menu

Se queremos um futuro melhor para os nossos filhos, é agora que devemos estar envolvidos

Atualizado dia 6/23/2014 3:00:31 PM em Psicologia
por Silvana Rangel


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitos de nós conhecemos pelo menos uma família desestruturada, onde o diálogo respeitoso não existe. Muitas vezes fazemos parte de um grupo familiar com essas características, onde os membros da família se comunicam através de gritos, ofensas e palavras depreciativas, não há tolerância, a indiferença prevalece nos momentos de dor e as emoções nunca foram gerenciadas.

Uma pessoa com a inteligência emocional é capaz de ficar "no eixo" em qualquer situação.
Naturalmente que ela pode sentir-se irritada ou incomodada, mas é a maneira como reagimos aos acontecimentos que definem nosso controle ou não sobre nossas emoções.

Gerenciar nossa comunicação e nos colocar no lugar do outro são aspectos que devemos considerar para o desenvolvimento da inteligência emocional.
O papel dos pais é essencial na formação dos filhos, afinal, são os primeiros a nos apresentar ao mundo. Cada adulto deve ser capaz de desenvolver sua inteligência emocional, que servirá como exemplo, no desenvolvimento físico, psicológico e emocional saudável das crianças.

Como as crianças expressam inteligência emocional
Em termos gerais, existem alguns "sinais" que indicam que uma criança está desenvolvendo sua inteligência emocional saudável:
• Tendem a interagir de forma espontânea e positiva com pessoas de todas as idades;
• Expressam alegria e entusiasmo;
• Estão dispostos a "ouvir" e considerar opiniões diferentes das suas;;
• Expressam suas emoções de forma natural e espontânea
• É capaz de expressar, interagir e até discordar (respeitosamente);
• Sabe "gerir" melhor sua impulsividade;
• Consegue resolver situações-problema com bastante facilidade (desde que estejam ao alcance, é claro).

Vale ressaltar que cada criança é diferente, com características próprias, mas se você ver em seu filho essas atitudes, continue com a maneira como alimenta as emoções dele. Caso contrário, talvez seja hora de repensar alguns aspectos dentro da família, que podem estar afetando o emocional do seu filho. É importante não se auto condenar, todos nós cometemos erros, mas também é verdade que todos podemos melhorar.

Sugiro que você comece a praticar uma comunicação saudável, sendo mais paciente e carinhoso com as pessoas e principalmente com todos os membros da família. Num primeiro momento, as mudanças podem ser um pouco difíceis e, no caso de conflitos maiores, muito difíceis de lidar, neste caso, é aconselhável consultar uma terapeuta qualificada.

Todas as crianças merecem crescer em uma família onde existe respeito, amor, entendimento e ferramentas para o desenvolvimento da inteligência emocional, para que estejam aptas a enfrentar qualquer situação com equilíbrio.

Para agendar atendimentos, dúvidas ou manter contato:
[email protected] ou ligue 11 94732 4154

Silvana Rangel
CRT 43644
www.silvanarangel.com.br

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Rangel   
* Coach & Mentor * Consteladora familiar * Psicoterapeuta holística * Mestre em Reiki * Natuterapeuta * Fitoterapeuta * Mestre em Ho´oponopono * Operadora de mesa radiônica * Prêmio Profissional do Ano - Qualidade e Excelência Brasil 2015 * Comenda Honra ao Mérito - Comendadora Dra. Silvana Rangel Guedes Ribeiro
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa