Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Será que vale a pena?

Será que vale a pena?

por Paulo Salvio Antolini

Esta pergunta está sendo repetida muito mais do que se imagina.
Funcionário de uma grande empresa há mais de 5 anos, sempre solícito e cumpridor de suas obrigações, nunca deixando de atender às necessidades de horas extras para o atendimento de pedidos especiais, pelo fato de conseguir atingir faturamento etc., começou a ser “gozado” por alguns colegas, principalmente, um que fazendo um curso de engenharia à noite, durante o dia, no trabalho, só “enrolava”.

Qualquer problema era logo apontado como responsável, mesmo tendo todas as evidências apontadas para quem realmente merecia. Esta situação perdurou por vários anos, até que decidiu pedir a conta. Em sua saída, não quis dizer o verdadeiro motivo na entrevista com o RH da empresa. Como consequência deste período de até humilhações, um fechamento para com as pessoas, restringindo sua convivência a realizar seu trabalho e fechar-se em casa, sem vontade de sair, passear ou mesmo encontrar alguém para relacionar-se.
Hoje, com aproximadamente 24 anos, já feitos dois cursos técnicos, tem um salário muito acima da média dos jovens desta idade e que investe na aquisição de seu apartamento e em uma poupança para seu futuro.
Ao rever os acontecimentos que o levaram ao isolamento, percebe o sofrimento que viveu e ainda vive como consequência e se pergunta: “Será que valeu a pena tudo que passei?”
O que responde essa questão é a forma como cada um reage ao que lhes acontece. No caso citado, sim, valeu a pena, pois ele desprendeu-se de tudo e dedicou-se ao que estava ali para fazer, trabalhar. Quando a situação se tornou não mais suportável, demitiu-se e rapidamente encontrou outro emprego, onde está até hoje e em condições muito melhores. Hoje reconhece que apesar do sofrimento, esse período propiciou-lhe dedicar-se ao aperfeiçoamento de suas funções e, consequentemente, sua evolução na carreira profissional.

Portanto, o que indica se vale a pena ou não o sacrifício que muitas vezes temos que passar é a forma como reagimos a ele, como enfrentamos os obstáculos que nos colocam no caminho e como os superamos. Normalmente, o preço é alto, mas por outro lado, o retorno é consistente e nos garante uma firmeza e estabilidade que uma grande maioria quer, mas não consegue atingir.
Sempre que esta pergunta surge significa que a situação a que nos referimos traz consigo exigências, muitas vezes renúncias a confortos momentâneos, sacrifícios mesmos que somente no futuro poderá trazer benefícios. Aqueles que querem resultados imediatos não são capazes de passar por esses processos de crescimento e evolução pessoal e/ou profissional.
Muitas vezes ficam sequelas, marcas que precisarão ser tratadas para deixarem de incomodar, mas são mais produtivas do que as que ficam naqueles que, na busca de maiores facilidades, deixam de passar pelos momentos necessários para o crescimento e conseqüente desfrute posterior.

Na vida dos bem-sucedidos, muitas são as marcas existentes e não vistas pelos que observam. Estes apenas querem usufruir das mesmas conquistas, sem reconhecerem e se disporem a seguirem os mesmos e árduos caminhos.

Como já dito em outros artigos, o mundo da facilidade só existe nas estórias midiáticas que buscam vender seus conceitos e produtos. Mesmo para aqueles que, mais “sortudos” na conquista de seus resultados, há o esforço e a determinação na direção do que se propuseram.

Será que vale a pena?
A resposta só poderá ser dada por cada um.

Para tudo que queremos há um preço a ser pago. Se ele é justo, caro ou não, dependerá do quanto teremos que nos dedicar, o que teremos que renunciar, deixar de lado, ao menos temporariamente, para então se colher depois.
Não seja precipitado em sua resposta. Lembre-se que ela terá consequências para o resto de seus dias.

Texto Revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Paulo Salvio Antolini
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 27/02/2019

Veja também
Unindo inspiração e música, além, muito além...
O que fazer quando a ansiedade se torna um transtorno?
Para onde seu piloto automático está te levando?
Que toda paixão se converta em amor

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
57 - SUN - A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa