Menu

Seu filho está na aborrecência? Que devo fazer? Ele diz que me odeia!

Atualizado dia 11/4/2010 7:45:03 PM em Psicologia
por KYNESES CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje ele tem a idade que chamamos "aborrecentes" que acontece normalmente entre os 12 e os 18 anos, podendo variar para mais ou para menos.

Seu filho está dentro do quarto, quase não fala com a família, fica na frente do computador ou do vídeo game, usa roupas estranhas, preto, piercing,  quer fazer tatuagem... está desafiando as ordens dos pais; quando você vai falar ele não tira o fone de ouvido, fingindo que não é com ele a conversa. Quando consegue trocar algumas palavras, ele diz que o odeia, porque você não permitiu alguma situação que julgou perigosa para ele.

Você não sabe o que fazer?

Fique calma... tudo está dentro do normal. Essa fase passa, não tem nada de errado com seu bebê, que agora está se transformando. O que está acontecendo é que seu filho(a) está nascendo para a vida adulta,  está numa fase nada fácil para ele, onde, para ser criança, está adulto e para adulto ainda é criança.

Agora é hora de confiar na educação e nos princípios que você ensinou desde bebê, pois serão esses princípios que irão alicerçá-lo nesse período difícil.

Vamos entendê-lo.

Esse é o momento mais importante na vida do ser humano, é uma crise evolutiva necessária para uma vida madura feliz.

Ele está buscando o SI MESMO e aprendendo a lidar com as limitações, testando seus limites, aprendendo os caminhos certos  e os errados, enfim, o mundo está se apresentando para ele, a sexualidade, relacionamentos, as várias possibilidades que até então ele sabia existir, porém, nunca precisou conviver no seu cotidiano.

Nessa fase, é criado o superego (as leis, certo, errado, isso pode, isso não pode, enfim, as regras para se viver em sociedade), assim, ele vai aprender os seus limites e como lidar com o outro.

Nessa fase, se cria a individuação, por isso o isolamento necessário no processo.

Os pais tendem a ficar apavorados, pois desconhecem o que está acontecendo e muitas vezes é gerado o conflito entre o casal, um culpando o outro e, assim, cria-se mais um problema para o filho, justamente o contrário do que ele precisa para poder passar por essa fase de uma maneira segura. Na verdade, os pais devem estar afinados quanto às regras e normas éticas de conduta, os limites devem ser estabelecidos de forma que o jovem sinta segurança nas suas escolhas.  Ele conta com isso, o filho precisa da maturidade dos pais para se apoiar, e assim ter um norte, sair desse estágio fortalecido  e seguro na  sua vida futura.

Os pais devem explicar que entendem e apoiam a fase difícil do filho. É recomendável que se use um conto ou  parábola que defina esse momento, para que o jovem aprendiz  se enxergue  e se compreenda. 

Um fator muito importante a ser levado em consideração no processo, é nunca, jamais, projetarmos nossas experiências ruins sobre a cabeça dos nossos filhos, isso levará a inúmeras formas de insegurança que são na verdade dos pais e os filhos acabam herdando.

Dêem a oportunidade de seus filhos caminharem com suas próprias pernas, isso os deixarão mais confiantes. Mostre que você, PAI, está sempre por perto, que eles podem contar com seu apoio, não esquecendo que  esse processo é deles.

Quando seu filho perguntar algo, não responda com a sua opinião, mostre a ele que ele já tem a resposta, devolva a pergunta pedindo a opinião dele sobre o assunto,  ele ficará autoconfiante pela sua confiança em relação a ele.

Os filhos existem, também  para nos ensinar... façamos disso um aprendizado!
Maria Kleinicke

Terapeuta transpessoal

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: KYNESES CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO   
Palestras gratuitas sobre Desvendando o Inconciente com os seguintes temas:Interpretações de sonhos com as interpretações de Freud, Jung entre outros. Cursos: DESVENDANDO O INCONSCIENTE através de Técnicas Transpessoais como desenho com os dedos, Psicanálise e muito mais... Terapias em grupo ou individual. Atendemos também com a Clínica Socíal
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa