Menu

SIGA OS SINAIS

Atualizado dia 6/17/2009 4:06:35 PM em Psicologia
por Andréa Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nesta semana estive envolvida por uma forte aura de tristeza, melancolia e falta de motivação para as tarefas diárias. A princípio pensei que todos esses sentimentos eram reflexos da minha já conhecida TPM. Porém, com a continuidade daquelas sensações percebi que se tratava de algo bem maior às minhas questões internas, e que estava diretamente ligado com o Grande Universo.

Nesses tempos em que há uma verdadeira revolução das forças da natureza, onde pode ser vista a alternância desequilibrada de enchentes e enormes secas, há também uma força no interior de cada Ser que os impulsiona a revirar suas vidas, seus conceitos e sentimentos. Não é somente a Grande Mãe Terra que está sofrendo com os maus tratos e com o materialismo desenfreado dos seres humanos. Nossas almas estão clamando por um “basta”! A essência primordial em cada Ser necessita de atenção e de espaço em meio ao corre-corre diário para ser ouvida e expressa.

Antes de sucumbir a essa grande nuvem negra que paira sobre o planeta, exacerbando os sentimentos de desânimo e de desesperança, é preciso que olhemos profundamente em nossos olhos e nos perguntemos do que nossa alma está sentindo falta e o que podemos fazer por ela agora.

Mas, o que podemos fazer diante do caos externo? Onde encontrar força suficiente para continuar vivendo? E, principalmente, para quê viver?

Para que não desistamos de seguir no caminho é preciso que não nos esqueçamos do que nos traz aqui. Ou seja, a conexão com o sentido de nossa vida é a única coisa que pode nos resgatar da confusão, clareando nossa paisagem interna e revitalizando nossa mente. Não encontro outra resposta senão esta. Saber o que nos trouxe aqui neste tempo e espaço é a fonte geradora da nossa saúde e dá vontade de continuar tentando.

“Mas, e se eu não souber qual o sentido da minha existência, o que fazer?”, você pode estar pensando. Nesse caso eu diria que você precisa seguir os sinais e cumprir as responsabilidades que lhe foram confiadas. À medida que nos colocamos disponíveis diante da vida, ela certamente nos retribuirá com muitas bênçãos e inspiração.

Assim, o sentido da vida de cada Ser nem sempre é claro e não está relacionado necessariamente a uma grande obra ou a um feito espetacular. Ao contrário do que se pensa, o que move nossa alma é o simples desejo de experimentar e saborear a vida, compartilhando-a com tudo o que existe ao nosso redor, e depois nos entregarmos placidamente ao grandioso movimento do Cosmo.

Para que tudo isso seja possível precisamos desenvolver uma qualidade essencial: o desapego. Eu sei que essa qualidade representa para muitas pessoas um enorme desafio, pois a origem de nosso sofrimento quase sempre reside na nossa dificuldade de soltar, de deixar ir e, consequentemente, de mudar, quer seja no relacionamento amoroso ou no âmbito pessoal e profissional.

Nutrimos apego em diversas situações. Agarramo-nos a velhos hábitos e condicionamentos, a conceitos e pré-conceitos e até mesmo àquela emoção conhecida. Apegamo-nos também a lugares, objetos e pessoas. Contudo, a meu ver, o pior dos apegos é quando insistimos congelados diante de nós mesmos. A cada momento estamos mudando. Nossas células estão num contínuo processo de crescimento, desenvolvimento e morte. O ar que respiramos está seguindo o incessante ciclo de contração e expansão. Tudo em nós está em movimento, por que, então, temos que resistir e permanecer estáticos?

Falar é fácil, mas isso requer uma boa dose de treinamento para começar. Quando percebi como estava, imediatamente soube que meus sentimentos advinham de um profundo processo de mudança/desapego, trazendo um estado de luto. Isso implica em que eu teria que realizar muitas mudanças em minha vida e em minhas posturas para que pudesse seguir o curso do rio.

Não importa por qual circunstância você está passando - se positiva ou negativa - se você sentir que há algum tipo de resistência, reflita um pouco sobre os seguintes pontos:

1- Observe os sinais. A Grande Lei Universal é quem dirige nossa vida, independentemente da nossa vontade. Verifique todas as nuances que envolvem o momento que está vivendo. Geralmente o Princípio do Ritmo se apresenta no fechamento de um ciclo e início de outro. Quando você perceber que isso está ocorrendo, procure não bloqueá-lo e siga os sinais expressos através das inúmeras sincronicidades que se manifestam na vida diária, indicando claramente cada passo que deverá ser dado.

2- Observe o fluxo da energia. Quando a Grande Lei Universal está atuando parece que “tudo está conspirando a seu favor”. Ou seja, quando a energia flui de forma livre, desimpedida e sem muitos entraves, é porque tudo está ocorrendo de forma correta. Caso contrário, se houver muitos embaraços, significa que está sendo necessário um grande esforço para que a energia possa se concretizar. Talvez essa não seja a hora certa para empreender mudanças, simplesmente “não tem que ser”.

3- Observe as conseqüências. Se “somos todos um”, tudo o que nos acontece reverbera para tudo o que existe à nossa volta. Portanto, a Grande Lei Natural se apresenta num jogo cósmico onde todos saem ganhando. De alguma forma as conseqüências são benéficas para todos os envolvidos na questão ou, no mínimo, um grande aprendizado advém da situação. A Grande Lei não tem preferências nem preconceitos e privilegia o bem-estar de todos os seres de maneira compassiva e igualitária.

4- Observe sua motivação. Quando estamos trilhando o caminho que nos foi destinado, sentimo-nos felizes e cheios de gás para empreendermos as tarefas. O desânimo, a depressão e o desinteresse pelas atividades são um forte indício de que nossa alma está sofrendo com nossas escolhas. Escute sua voz interior e busque aquilo que é consonante com sua verdadeira vontade.

5- Observe os objetivos. Tudo o que acontece não é por acaso. Tudo tem um porquê e sempre há um objetivo que norteia os eventos de nossa vida. Compreender as causas e extrair o aprendizado que está implícito em cada situação é um passo na direção do autoconhecimento. A nossa consciência vive em processo de expansão, por isso precisamos cada vez mais entrar em contato com ela e estabelecermos uma conexão fluida com o nosso Eu Superior, pois é ele que tudo vê e sabe o que é melhor para nós.

Se você tiver dúvidas, siga os sinais.
Se a estrada se apresentar cheia de percalços, siga os sinais.
Se seu coração apertar de tanto medo, siga os sinais.
Se a escuridão insistir em permanecer diante de seus olhos, mesmo assim siga os sinais.
Pois os sinais são os pequenos lampejos e os insigths que surgem de repente, nos revitalizando o fôlego e a força para que possamos continuar vivendo.

Siga sempre os sinais! Eu sei que você consegue!

Namastê! (O Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em você)

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 128


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andréa Oliveira   
Sou Pedagoga, Terapeuta Transpessoal e Mestre de Reiki Usui Tibetano. Faço atendimentos em Terapia Transpessoal, Reikiterapia, Tarô Terapêutico, e ministro cursos de iniciação em Reiki.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa