auravide auravide

SILÊNCIO - O PRIMEIRO PASSO


Facebook   E-mail   Whatsapp

As palavras são espelhos dos pensamentos e, se estes estiverem serenos, tornam-se menos necessárias e multiplicam nossa escuta e nosso silêncio. Silenciar é aprender a ouvir, desenvolver a capacidade de nos observar e gerar a força na intenção do que queremos.

O silêncio leva à aceitação de que só podemos mudar a relação que estabelecemos com tudo que existe e não modificar a existência daquilo que jamais mudará. É no exercício do silenciar que surgem as soluções para os conflitos que nos mantém no ciclo do sofrimento. Essa virtude nos leva mais próximo da sabedoria, quando transformamos sem esforço o que já estava na espera de um novo ciclo. Só assim conseguimos realizar o que queremos e adquirimos a certeza de que conseguimos filtrar as necessidades que existem em nossos desejos. É bom ficarmos sozinhos de vez em quando para refletir em silêncio e descobrir quem somos.

Esse retiro, no entanto, é apenas uma pausa para olharmos ao nosso redor, não é solidão, mas um momento para estarmos conosco, em paz e harmonia. É uma busca interior, um movimento responsável, uma virtude a ser desenvolvida que nos ajudará depois a encontrar melhor o amor nos coração dos outros.
Da memória de sábias palavras: levamos dois anos para aprender a falar e uma ou várias vidas para silenciar.

O mérito de silenciar com sabedoria nos faz ter decisões e atitudes corretas, muitas vezes silenciosas ou com poucas palavras. Essa sabedoria do silêncio nos liberta da culpa de não reagir às provocações e aos testes que passamos no dia-a-dia, recebendo a proteção daquilo que não queremos e não nos pertence.
Todos os passos a partir da clareza advinda da sabedoria do silêncio nos levarão ao mais valioso dos tesouros: "estar presente em cada degrau de nossa evolução, aproveitando a vida em toda sua plenitude".



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa