Menu

Só acontece a quem tem que acontecer!

Atualizado dia 7/17/2013 9:19:09 PM em Psicologia
por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por Silvio Farranha Filho, psicanalista
 
Um fato me chamou a atenção em um noticiário sobre o comercio da região da Rua 25 de Março, no centro da capital paulista, no final de 2008, informando a freqüência de um milhão de consumidores por dia, que geraram a receita de 17, 6 bilhões de reais. Outra notícia foi a preocupação da polícia militar em melhorar a segurança pública, tendo em vista que no ano anterior as operações policiais abordaram 1.269 batedores de carteiras na região.

Façamos um cálculo grosseiro, consideremos que esses malfeitores assaltaram 10 pessoas cada um e cada vítima tivessem 100 reais. Como resultado, teremos 12.690 pessoas agredidas representando 0, 01269% do total de pessoas/dia. Perderam R$1.269.000,00 que representa 0, 000....% de 17 bi. Por mais que os malfeitores vitimassem pessoas, os prejuízos não chegaram a arranhar o faturamento total. Então, quem são estas pessoas vitimadas? Por que exatamente elas?

Porque estas pessoas trazem dentro de si o estigma para o assalto, ou seja, elas trazem internamente uma marca que gera a necessidade de aprenderem através desta experiência. Os larápios existem por conta destas marcas e para elas, eles são atraídos e somente a elas é que podem e devem assaltar. Larápios e vítimas ligados por conta de suas escolhas e de suas verdades, de suas marcas internas, muitas vezes trazidas de outras vidas.
Do total restante, os outros novecentos e tantos mil, dentre eles, quantas outras pessoas desavisadas dos critérios de segurança, até abusaram dos descuidos, expuseram-se a riscos desnecessários, ainda assim nada aconteceu? As pessoas vitimadas, de alguma forma, fazem o mesmo contra elas próprias.

Assaltam sejam de si mesmas ou de outras pessoas o tempo, a energia, a emoção, a amizade, a criatividade, a vitalidade física, a alegria, o apoio dos amigos, o dinheiro. Praticam pequenos delitos diante dos impostos ou ficam com o troco dado a mais, omitem a despesa cobrada a menos, mantém falas internas de que neste país não se deve ser pessoa honesta, barganham valores acima do necessário, minam a energia dos parceiros, impõem condições às pessoas próximas, vampirizam energias, fazem apropriações indébitas, etc.

Aparentam ser pessoas normais, politicamente corretas e aceitas na sociedade. Então, os assaltantes fazem com elas o mesmo que elas fazem a si próprias.

Se você já foi vítima de assalto, quais foram as lições de vida que você aprendeu com a experiência? Aprendeu na primeira ou precisou de repetições? Mesmo assim aprendeu? Você poderia ter aprendido de uma outra forma? Prestou atenção aos sinais? Psicologicamente, roubo está associado à falta, necessidade, julgamento. Questione-se: o que tenho medo de não poder ter ou de não merecer, ou o que eu tenho medo de perder? Faça uma avaliação honesta: como você está "batendo" a própria carteira? Nada acontece por acaso, pois só acontece a quem tem que acontecer.

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa