Menu

Sombra - Reconhecimento e Transformação

Atualizado dia 11/3/2016 1:59:10 PM em Psicologia
por Juliana Rizzo - Terapeuta Transpessoal


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sombra é um conceito muito importante desenvolvido por Carl Gustav Jung dentro da Psicologia Analítica ou Junguiana. A sombra é um dos aspectos do ego fundamental no desenvolvimento da personalidade integral do homem e na busca da individuação, é tudo aquilo que se é negado em sua natureza, rejeitado, tido como errado. Podemos dizer de forma simplista que é tudo aquilo que não é considerado moral pela pessoa é o primitivo da natureza do homem.

Projeção, no dicionário, refere-se ao ato de lançar, projetar-se, arremessar; Jung define projeção da seguinte forma: “ a projeção é um processo inconsciente automático, através do qual um conteúdo inconsciente para o sujeito é transferido para um objeto, fazendo com que este conteúdo pareça pertencer ao objeto. Isto é, tudo aquilo que de alguma forma é negado por nós pode ser lançado como sendo algo de outra pessoa.

A projeção somente cessará no momento em que tornar consciente de que o conteúdo pertence ao sujeito e não ao objeto. Ter e criar essa consciência não é nada fácil. Identificar a sombra menos ainda, por mais que saibamos quais são nossas “imoralidades” costumamos jamais admiti-las tornando-as cada vez mais fortes e assombrosas em nossas vidas. Importante ressaltar que quanto mais se nega a existência da sombra mais força ela terá e mais complicado será o processo de reconhecimento e conscientização.

Uma vez a sombra reconhecida como parte de si mesmo, o indivíduo o fará constantemente, pois os conteúdos sombrios não se esgotam nunca porque sempre que houver processo de escolha, consciente, haverá também, o lado que ficou negligenciado ou não escolhido, aquele que poderia ter sido vivido e não foi.

Neste sentido, a sombra estará sempre ao lado do indivíduo e focaliza o resultado de suas escolhas. Reconhecer a sombra implica em “arrumar a bagunça” e questionar conscientemente os hábitos, crenças, valores, sentimentos; é perder o chão, o ar, é um salto do penhasco. É preciso reconhecer-se na luz e na sombra usando todos esses elementos como potencial de autoconhecimento e transformação. É preciso observar-se sem analisar, literalmente um espectador de si mesmo, desta forma poderá reconhecer em si determinas situações onde a projeção da sombra existe, e perceberá que muitas vezes aquilo que gostaria que o outro transformasse nunca ocorrerá se não acontecer com você primeiro.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Juliana Rizzo - Terapeuta Transpessoal    
Terapeuta Transpessoal e Holístico / Florais de Bach / Técnicas de meditação para ampliação de consciência / Técnicas com mandala - a busca pelo EU / Desenhos e Sonho como forma de acesso aos conteúdos do inconsciente
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa