Home > Autoconhecimento

Sua casa, seu Santuário!


por Paulo Salvio Antolini

Sua casa, seu Santuário!

Voltava de uma apresentação, onde havia falado sobre como as pessoas estão distantes de valores importantes, quando observei uma casa de frente ampla, bom terreno e construção, porém, maltratada não só pelo tempo, mas pelo descuido de seus ocupantes.
Meu pensamento imediato foi “Meu Deus, será que eles não sabem que nossa casa é nosso Santuário?”. Este pensamento me acompanhou até chegar à minha casa. Peguei-me alegre por estar em um ambiente limpo, arrumado, com tudo em seus lugares. Até a louça de meu café da manhã já havia lavado. Uma sensação de bem-estar tomou conta de mim. Refleti sobre as vezes que, com pressa ou mesmo com preguiça (a maior parte das vezes), deixei as coisas desarrumadas. A sensação de mal-estar sempre estava presente.
Já em outros textos falei sobre o fato que a arrumação externa dos espaços que vivemos refletem nosso estado interior. A bagunça externa reflete a bagunça interna. Várias pessoas já me relataram em consultório que, ao se disporem a arrumarem suas coisas, no início se sentiram oprimidas, com o peito apertado, e à medida em que foram deixando os espaços ajeitados, foram sendo tomadas gradativamente por uma calma interior que lhes possibilitava uma reflexão tranquila de suas situações.
Estas arrumações dos espaços foram aquietando as mentes e, conforme conseguiram ir mantendo os mesmos arrumados, perceberam que internamente seus conflitos começaram a ser melhor identificados, possibilitando assim uma ação mais eficaz na busca da solução dos mesmos.
Não só nossa casa é nosso Santuário. Já escutamos também “nosso corpo é o Santuário de nossa alma!”. Qual o cuidado que dedicamos a ele? Cuidado que vai desde a higiene pessoal até e principalmente ao que ingerimos, em comida, bebida e ideias, programas de TV etc?
Não é possível se sentir bem em um ambiente sujo, desarrumado, desorganizado, com as coisas fora do lugar e atrapalhando os caminhos. Também não o é o caso de internamente estamos vivendo um turbilhão de pensamentos e sentimentos. Essa agitação interior impede que se possa raciocinar com clareza, assim como objetos no meio do caminho impedem o ir e vir de forma tranquila e sem maiores riscos.
Assim como o número de acidentes aumenta substancialmente em locais mal-estruturados, em mentes conturbadas, o raciocínio fica truncado e as conclusões raramente são a expressão da razão.
Como nas casas, existem cômodos que de tão atulhados seus donos mantêm as portas fechadas e têm horror de neles entrarem, quando os pensamentos se encontram desordenados. Da mesma forma, há uma relutância em se olhar o que de fato está em nós, e com isso mantemos as causas de nossas dores e infortúnios vivas, atuando e mantendo nossa infelicidade.
Santuário é o nome dado ao local onde se guardam ou conservam objetos dignos de veneração. Local onde se encontram grandes e nobres sentimentos; a parte mais íntima de um ser.
Há aqueles que sofrem por acharem que não possuem nada de nobre, nada digno de veneração. Grande engano. Todos possuímos algo de valor. Organizar-se internamente é o meio de identificar e cuidar para que esse “achado” se manifeste e provoque grandes renovações em nossas vidas.
Texto Revisado


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 27/05/2019

Veja também
Dicas imperdíveis para trabalhar sem estresse
Despedidas
Evoluir não é opcional, evoluir é obrigatório!
Um chamado para a VIDA!
Confie e se permita ser guiado
Aprender a aguardar e ouvir os sinais

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sábado, 21 de setembro de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O Ano Novo Solar do Brasil 2019
2. 6 lições que um relacionamento ensina!
3. Como definir quem são os psicopatas da nossa era?
4. 3 segredos para um relacionamento feliz!
5. Os ciclos planetários: momentos ideais para recomeçar
6. Como se blindar dos abusos de uma mãe narcisista perversa?
7. Você se empenha pelo que deseja?
8. Sorrindo com o pai da aurora

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa