Menu

Superando a frustração

Atualizado dia 3/29/2014 2:08:13 PM em Psicologia
por Gisela Campiglia


Facebook   E-mail   Whatsapp

A palavra frustração tem sua origem na palavra frustratione, em latim. Significa engano, falha, contratempo, decepção. Quando somos impedidos de realizar nossos objetivos, sentimo-nos frustrados. Esse estado emocional pode ter seu princípio em nossos próprios limites, contenções impostas pela situação, ou restrições colocadas por outras pessoas. A frustração é um conflito entre os nossos desejos e a realidade.

A angústia, causada pela sensação de impotência gerada pela frustração, cria uma energia desconfortável que precisa ser liberada. A forma mais comum e instintiva com que libertamos essa energia é através da raiva e da revolta; podendo até mesmo chegar à agressividade. Tristeza, desespero e depressão, também são reações pertinentes à dinâmica da frustração.

Mas, usando a coerência, questione-se: quais serão as consequências referentes à minha reação à frustração? O resultado precisa ser considerado; caso contrário, além da frustração, podemos acabar desencadeando mais problemas.

O ideal é administrarmos nossas frustrações com o uso de lucidez, tomando atitudes que ajudem a amenizar nosso desequilíbrio emocional. Aprendendo a utilizar o empecilho como uma ferramenta de superação.

Aceitação
Podemos aceitar que as coisas nem sempre são do jeito que nós gostaríamos que fossem. Podemos controlar a nós mesmos, mas o que ocorre fora de nós não tem garantia de controle.

Envolvimento de Terceiros
Quando a solução para a realização dos nossos desejos envolve outras pessoas, temos que entender e aceitar as limitações de cada um. Não se pode cobrar dos outros algo que eles não podem, ou não querem oferecer.

Adiar a realização do desejo temporariamente
Adiar a gratificação pela realização de nossos desejos temporariamente também é uma boa opção, nas situações cabíveis. Exemplo: Compro hoje um pequeno apartamento; o que já é uma conquista e investimento, para no futuro comprar a casa dos meus sonhos.

Utilizar a frustração como motivação
Usar a frustração como um agente motivador para o máximo desenvolvimento de nossas habilidades. No próximo desafio, teremos alcançado um nível de excelência, obtendo êxito na realização de nossos desejos.

Compensando a frustração
Ao invés de superar a frustração, muitas pessoas inconscientemente, atuam compensando a frustração. Há formas produtivas e improdutivas de realizar esse processo. Buscar prazeres de forma excessiva, como comer compulsivamente, beber álcool exageradamente, é uma forma infrutífera de compensação. Outros optam por trabalhar loucamente; apesar de desgastante, esse tipo de compensação fecunda resultados positivos.

Superação
Precisamos entender as consequências da nossa reação à contrariedade de nossos desejos, optando pela melhor forma de lidar com a frustração. Em diversos momentos da vida, somos todos obrigados a engolir fracassos; a capacidade de superá-los diferencia vencedores e perdedores.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Gisela Campiglia   
Especialista em desenvolvimento pessoal, meu objetivo é ajudar você a evoluir através do conhecimento e do amor! Formação: Psicologia Junguiana,Física Quântica, Bioenergia, Metafísica e Espiritualista. Site: www.giselacampiglia.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa