Menu

SUPERANDO O IMPACTO DA DOENÇA EM NOSSA VIDA

Atualizado dia 9/14/2008 7:57:28 PM em Psicologia
por Maria Aparecida Rosa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Apesar de todo o esforço que fazemos para termos uma vida saudável, às vezes passamos por momentos em que esse equilíbrio se rompe. Toda doença provoca um grande impacto em nossa vida, fazendo-nos sentir numa situação de perda, limitações e dúvidas.

Essas reações emocionais são naturais em todos os envolvidos – pacientes, familiares e amigos. E devem ser cuidadas para que o tratamento médico seja otimizado e a recuperação acelerada.

Estudos demonstram que certos estados emocionais, como estresse e depressão, podem gerar alteração no sistema imunológico, enfraquecendo as defesas do organismo à influência dos fatores que provocam as doenças, como vírus, genética, fatores ambientais e hábitos de vida.

Assim, o acompanhamento psicológico ao paciente torna-se importante para a melhora de sua auto-estima, o enfrentamento da situação e na redução do estresse a que é submetido.

A Psico-Oncologia é uma das formas de assistência ao paciente oncológico e utiliza-se de conhecimentos provenientes da Psicologia da Saúde. Assiste ao paciente e à família nas etapas de reabilitação e tratamento do câncer, proporcionando-lhes um espaço onde possam lidar com os obstáculos e superar as dificuldades.

O atendimento em Psico-Oncologia tem como objetivos:
- melhorar a auto-estima e a forma de enfrentamento à doença, diminuindo o estresse vivido pela situação;
- ajudar o paciente a mobilizar seus recursos na busca de uma vida sem doença, com qualidade de vida;
- ser fonte de informação sobre os tratamentos e os cuidados necessários.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria Aparecida Rosa   
Psicóloga junguiana, com especializações em psico-oncologia, em saúde, qualidade de vida e em recursos humanos. Atua na cidade de Atibaia/SP. Para contato envie um e-mail ou ligue para (11) 9178.4209
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa