Menu

Tempos nublados!

Atualizado dia 8/21/2016 8:17:38 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não está chovendo e também não chega a nós os raios de sol. Há sim uma leve brisa que às vezes dá lugar às ondas de calor, causadas provavelmente pelo mormaço vindo não se entende de onde. Diversas são as interpretações e os estados de ânimo que se despertam nessas condições de tempo. Alguns se sentem deprimidos. Outros apenas entristecidos. Alguns outros irritados, porém, ainda existem os que se encontram em suave e agradável estado de paz. Estes não reclamam, não criticam os demais e permanecem tranquilos.
Várias e diferentes manifestações para um mesmo fato. As reações que as pessoas manifestam revelam muito de suas formas de ser.
As pessoas deprimidas transmitem o quanto necessitam de acolhimento e calor humano constantemente a serem manifestados pelos que os cercam. Possuem dificuldades em se sentirem reconhecidas e aceitas. Não significa que não sejam, mas elas não se sentem. Costumam verbalizar a falta de energia que sentem para exercerem suas atividades em dias assim.
Algumas se fecham em si mesmas deixando de cumprirem com seus afazeres. Serão retomados quando o “sol voltar”.
As pessoas que apenas se entristecem revelam o quanto perdem da conexão com o mundo exterior apenas porque ocorreu uma diminuição da “luminosidade”. Para elas a falta de claridade máxima indica um não estímulo do mundo ao seu viver. Os holofotes não estão direcionados para elas. É como se estivessem relegadas a um segundo plano.
As pessoas irritadas revelam a dificuldade que possuem em aceitarem as situações as quais não podem controlar. O ter que lidar com mudanças de planos, por menores que sejam causam uma grande revolução interna. A simples necessidade de mudarem de roupa é motivo de irritação.

Essas reações trazem consigo algo em comum: a fragilidade da manutenção do estado de humor. Seja se fechando “em copas”, seja se entristecendo ou tendo reações hostis, todos deixaram que situações externas e que fogem ao controle do humano, interferissem em suas formas de ser.
Há outras formas de reações não descritas aqui, porém, a mais saudável e equilibrada se encontra com as pessoas que não se alteram apenas porque o dia ou as situações que vão enfrentar se encontram “nubladas”.
Dia sem sol e sem a existência de chuva propicia para muitos um melhor momento para caminhar. Frente às situações cujas soluções ainda não se apresentam claras e definidas, para essas pessoas é a oportunidade de se deterem frente a elas e de buscarem as possibilidades de solução, o que lhes propicia um enorme prazer quando as encontram.
O que para muitos o foco se encontra nos obstáculos, para outra facção, o olhar é todo para a busca da solução. Para os primeiros, a existência de emoções negativas, desagradáveis. Para os segundos, a alegria de se sentirem vivos na busca da superação e das conquistas feitas, por mais simples que sejam.
Há uma grande lição a aprender com aqueles que se mantêm em paz, qualquer que seja a “condição climática”. Entre aspas, pois não é apenas literal, é também metafórica.
Dinheiro, relacionamento, saúde, qualquer que seja a situação que possa estar “nublada”, para eles, há sempre a certeza que as soluções existem e serão aplicadas a cada situação nos momentos devidos. Eles nos ensinam também que as soluções não têm a obrigação de existirem atendendo nossas vontades. É ótimo quando isso ocorre, porém, há situações cujas soluções exigem desprendimento, arrojo e humildade. Condições de pessoas que atingiram a maturidade emocional frente à vida.
Sabem que se agirem infantilmente além de não resolver, de gerar grandes mal-estares, ainda pioram tudo.
Para estes, a visão e a capacidade de sentir vão além. Enxergam através das nuvens a presença do sol e sentem o calor que envolve agradavelmente, independente das temperaturas registradas.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa