Menu

Tentação e Oportunidade!

Atualizado dia 9/6/2014 8:32:49 PM em Psicologia
por Cássia Marina Moreira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Foi em um seriado que ouvi uma coisa bem parecida com um dito popular, só que bem mais completo pelo que me lembrava dele.
"A tentação toca a campainha muitas e muitas vezes, mas a oportunidade bate à porta uma única vez”.
Não sei se concordo plenamente com isso, mas tem lá suas razões para existir. Os desejos estão nos chamando a todo momento e é preciso colocar uma boa fechadura nas portas para não sairmos atrás de tudo do que temos vontade de ter, ou do desejo que de repente está bem ali, parado na entrada da casa, ou janela da sala de jantar.

O certo é que se colocarmos o pé na porta impedindo que a todo momento a gente levante e saia correndo atrás de um desejo passageiro, quando a oportunidade bater na porta, das duas uma, ou não estaremos por lá para atender à solicitação o mais prontamente possível, ou então estaremos exaustos demais e frustrados com a última decepção, aquela em que a expectativa era simplesmente a máxima.

Agora, vamos falar sobre um conceito da física que a psicologia andou pedindo emprestado, a Resiliência - para definir uma postura do indivíduo em lidar com determinados problemas. Superar os possíveis obstáculos que a vida pode apresentar ou ainda encontrar certa resistência às pressões de cada situação adversa que possa surgir logo ali à frente. Tanto faz se for um choque emocional, o massacrante estresse do trânsito, medos imaginários mas totalmente atemorizantes e sem que com isto acabe por entrar em um surto psicológico.
 
Depois disso, resolveram colocar olhar mais profundo e interessado em um outro estudou sobre a resiliência mas por dentro das organizações e empresas, e, o estudioso Sr. Job em 2003, pode demonstrar algo bem interessante. Ele nos diz que resiliência aqui nesta situação trata de mais uma coisinha, uma certa tomada de decisão - simples assim. Quando o indivíduo é confrontado, está dentro de uma situação de tensão existente no seu ambiente e sua enorme vontade de ser vitorioso.

Esta decisão de se tornar vencedor irá lhe dar forças suficientes para que este indivíduo possa "encarar" a adversidade que ali está. Depois destes estudos, um outro estudioso que Sr. Barbosa, em 2006, se posicionou - diria eu, com muita resiliência frente a qualquer pressão que poderia receber ao propor que este conceito em psicologia é uma junção de fatores que proporcionam ao ser humano condições para enfrentamentos e, além de tudo, sobrepujar qualquer contexto difícil de vida diária, ou adversidade.

No final, esta história acabou ficando comprida demais. Mas tudo isso para colocar os neurônios gorduchos e um pouco preguiçosos para trabalhar e verificar como é possível permanecer com a porta fechada a tantas vontades imediatas e desejos que quando melhor analisados pode-se de cara perceber que são formas de nos "mimar";


VISITE o site das Essências DÁgua - www.essenciasdagua.com


Para entrar na LOJA VIRTUAL é so clicar em

www.loja-essenciasdagua.com 

AQUI VOCÊ ENCONTRA AS FORMULAÇÕES QUE PODERÃO DESPERTAR toda A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO PARA MELHOR VIVER!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa