Menu

Ter Tempo Para tudo

Atualizado dia 8/23/2011 9:52:49 AM em Psicologia
por Regina Ramos


Facebook   E-mail   Whatsapp

O relógio no pulso marca o tempo. Embora invisível, o tempo nos aprisiona em conceitos e em modo de viver. Conceitos de novo, antigo, moderno, ultrapassado, velho originam-se do tempo. O novo atrai. Chama ao consumo. O novo modelo, mais aperfeiçoado. O que carrego comigo num instante fica sem graça frente à nova cor ou ao moderno designer.

Contudo, o mesmo tempo que torna sem graça o modelo “antigo”, torna valiosas outras coisas: a velha camiseta de dormir, aquela velha xícara que pertenceu à minha avó, aquele velho amigo. O que perdurou no tempo nos apoia, nos transmite segurança, nos conforta. Há reciprocidade familiar entre mim e meu velho travesseiro. E por que corremos tanto atrás do novo? E por que trabalhamos mais, para ganhar mais dinheiro, para comprar os novos modelos, os novos sabores, as novas fórmulas?

Tempo. Esse invisível que regula a nossa vida, que nos dá o sentimento de carência: a falta de tempo, o tempo que voa, o tempo que desvaloriza o que há pouco compramos, mas que paradoxalmente valoriza a velha xícara que torna o chá mais saboroso. O tempo não para. Então, talvez nós é que tenhamos que parar a fim de não sermos engolidos por algo que é tão relativo como Einstein nos ensinou.

Eu ia ligar para ela, juro que ia –todos os dias eu pensava em ligar, mas é tanta correria, tanta falta de tempo, uma loucura. Pois é, ela se foi. A culpa não é do tempo, é mesmo nossa por temos permitido subjugarmo-nos a ele, deixando de regar nosso jardim. E é justo no nosso jardim que parece estar toda graça da vida. Ler um livro, assistir a um bom filme, ligar para a velha e querida tia, levar uma flor para mãe fora do Dia das Mães. Aquelas velhas formas de gentileza, aqueles velhos hábitos, aquele tempinho para alimentar nossa alma que carece de uma pausa. A correria provoca stress e o stress vai aos poucos matando a nossa sensibilidade.

Não tenho tempo para mais nada! Todavia, é o “mais nada” que mais importa. O “mais nada” é justamente o cultivo do jardim. Como fazer, então? Tem alguma saída? Tem, mas implica perdas e ganhos. Talvez a velha sabedoria de Sêneca (4 a.C-65 d.C) possa nos ajudar a encontrá-la.

“O tempo que temos não é curto, mas, perdendo grande parte dele, fazemos com que ele seja. A vida é suficientemente longa para realizar nela grandes coisas, se a vivermos bem”. - SÊNECA in Sobre a Brevidade da Vida.

“Eu tenho tempo, meu caro, muito tempo; tenho tempo para tudo, e onde quer que esteja disponho sempre de mim. Eu me empresto à atividade profissional, não me entrego a ela; nem procuro ocasiões para empregar mal meu tempo”. SÊNECA in Cartas a Lucílio.

Não se entregar à atividade profissional, mas emprestar-se a ela certamente abrirá brecha no tempo. Muitas pessoas se entregam tanto ao trabalho que lhes falta tempo para as coisas simples e prazerosas da vida. Ter tempo para tudo depende de mudar alguns hábitos e paradigmas. Quem sabe, vestir a velha camiseta, tomar um chá na velha xícara e falar no antigo modelo do celular seja uma das formas de dispor mais de si mesmo, como nos diz Sêneca, e assim arranjar tempo para tudo.

Lucius Annaeus Seneca (latim), ou apenas Sêneca, foi um dos mais célebres filósofos, escritores e intelectuais do Império Romano, sendo membro deste Senado.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Regina Ramos   
Professora de Português, Francês, História da Educação e Filosofia da Educação. Orientadora Educacional e Consultora Pedagógica. Palestrante. Taróloga.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa