Menu

Ter uma mente saudável!

Atualizado dia 7/4/2018 7:51:39 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Somos bombardeados constantemente sobre os cuidados com nossa saúde física. O quanto devemos agir com um plano de exercícios diários, alimentações equilibradas e higiene também perfeita.

Os exercícios fortalecem nossos músculos, a alimentação nos dá os nutrientes para um adequado metabolismo e gerando uma fisiologia (funcionamento dos sistemas e órgãos dos seres vivos) perfeita. A higiene impedindo as contaminações e consequentes infecções que delas podem surgir.

As escolas desde os primeiros anos incentivam atividades físicas. Incentivam também atividades intelectuais, o desenvolvimento de nossas capacidades de raciocínio. Porém não há nenhum plano de desenvolvimento de nossa capacidade de fortalecimento interior, ou seja, de nossa capacidade de nos interiorizarmos e com isso ampliarmos o autoconhecimento e autocontrole.

O “eu não consigo”; “eu não sou capaz”; “eu sou assim mesmo” são produtos de mentes deseducadas. A mente é deseducada quando a própria pessoa não consegue ter o domínio de seus pensamentos. Forma menos deselegante de dizer que a pessoa não é dona de si mesma. Não tem vontade própria.

Por estar vivendo fortes expectativas em relação a uma viagem, tenho acordado nas madrugadas, passando horas de olhos abertos. Na segunda noite em que isso ocorreu me propus a aproveitar o estar desperto para meditar. Vamos lembrar alguns significados da palavra: “Concentrar-se em longas e profundas reflexões; refletir. Submeter algo ao estudo do pensamento; ponderar. Fazer um plano cuidadoso de algo; projetar. Fazer meditação a fim de estabelecer uma relação com elementos divinos”.

Portanto, meditar é muito mais simples do que se imagina. O silêncio da madrugada facilita o aquietamento mental. Refletir sobre as situações de minha vida se tornaram mais fáceis e intensas, possibilitando enorme bem estar.

Ao se pensar com profundidade sobre as coisas, identificamos causas e fatores que estão intrinsicamente relacionadas conosco mesmos, favorecendo assim o poder da transformação e equilíbrio.

Costuma-se fazer de quarenta a uma hora, muitas vezes diárias, de academia física. Que tal instituirmos ao menos vinte minutos de “academia mental” todos os dias. Eis uma receita simples e sem custos adicionais:
  1. Escolha um local tranquilo e silencioso. (se quiser ponha uma musica suave e baixa.)
  2. Feche os olhos e respire fundo algumas vezes, prestando atenção em sua respiração.
  3. Deixe seu pensamento solto e acompanhe-o, ou seja, reflita sem recriminações e com abertura, identificando suas emoções e vontades despertadas pelo assunto.
  4. Quando sentir que é o suficiente para o momento, faça um resumo de seus pensamentos, respire fundo e abra os olhos.
  5. Leve em consideração suas reflexões em sua forma de agir.
O importante é que tenha em mente que você é muito mais que seus pensamentos, sua consciência supera em muito o pensamento corrente, e é nesta consciência que se encontra as forças motrizes da Vontade, Disciplina e Persistência.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa