Menu

Terapia de Casal - Dúvidas Frequentes

Atualizado dia 6/19/2019 4:11:43 PM em Psicologia
por Cristiane Eppenstein


Facebook   E-mail   Whatsapp

No meu artigo anterior, expliquei o vínculo amoroso, a atração inicial e a fase natural de desencanto que a convivência traz. Falei também dos 3 modelos de relação que se originam a partir da fase desencanto: conversa franca e honesta, dissimulação e hostilidade.

A terapia de casal é um processo facilitador aos parceiros que estão vivendo uma relação onde o conflito está causando angústia a ambos ou um dos parceiros. Há muitas dúvidas sobre terapia de casal. Vou responder aqui as principais perguntas.

- Os dois parceiros precisam estar presentes nas sessões?

Sim, a terapia é para o casal, o assunto e o tema da terapia será o casal, não é uma terapia individual. Eu faço este acordo com as duas pessoas que irão participar deste processo. Se um não puder ir, a sessão é cancelada. É necessário que sempre os dois estejam presentes. Um dos parceiros pode tomar a iniciativa de buscar a terapia de casal e convencer o outro, mas uma vez que se estabelece o contrato terapêutico, é uma terapia para o casal. É uma terapia que vai discutir a relação. Em alguns casos, com o consentimento e conhecimento de ambos, o terapeuta pode marcar sessões separadas.

- É preciso estar casado? Ou pode ser um namoro, um relacionamento longo em que cada um mora na sua casa?

Não é necessário ser casado. É preciso que haja uma relação afetiva entre as duas pessoas, independente da configuração.

- É obrigatório que o casal seja hétero?

Não, o casal pode ser hétero ou homoafetivo. Precisa ser um casal e é a relação entre os dois que será trabalhada na terapia.

- O terapeuta de um dos dois pode ser o terapeuta do casal?

Não é recomendado, porque aquela pessoa irá trabalhar já com o universo particular e com as questões íntimas e particulares de um dos dois. Não há nenhuma lei que proíba, mas não é recomendado. É melhor que cada um tenha o seu terapeuta e que o terapeuta do casal seja um terceiro profissional. Sabemos que isto pode dificultar e até encarecer o processo, mas se realmente o casal quer investir na melhora da relação, que seja um terapeuta isento, que vá trabalhar a relação e não as particularidades de cada um, que serão tratadas individualmente com seus respectivos terapeutas.

- Por que todo casal que busca terapia de casal acaba se separando?

Isso, na verdade, é um mito. Há casais que fazem a terapia e que continuam juntos, pois melhora a relação. Porém, há uma certa tendência de que os casais, quando buscam a terapia, já estão em uma situação bastante angustiante, que já vem desgastada. Então, a terapia ajuda este casal a fazer uma separação menos dolorosa, mais madura. Principalmente se envolve terceiros, filhos e família. Às vezes, o casal está em uma situação bastante dolorida juntos e não consegue se separar por uma série de questões de vínculos e a terapia deste casal ajuda a resolver estes conflitos. Por isso, pode ser casado, pode ser namorado, pode ser uma relação longa em que os dois não vivam na mesma casa, porque o que será tratado é a relação.

No meu próximo artigo, falarei sobre término de relação.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristiane Eppenstein   
Terapia Individual e de Casais
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa