Menu

Terapia Familiar

Atualizado dia 10/3/2011 11:12:58 AM em Psicologia
por Ana Maria Guardado


Facebook   E-mail   Whatsapp

A terapia familiar é focada na interação entre o que o individuo sente, pensa e se comporta, levando em conta sua realidade sistêmica: suas ligações afetivas ou familiares ligadas a um problema. Essa terapia se aplica a casais ou família, há a compreensão do problema em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família.
Os relacionamentos familiares são determinantes para a saúde mental.  Na terapia familiar, é observado como os padrões de interação sustentam um problema.

É  muito trabalhado os problemas entre pais e filhos, atualmente o maior conflito que tem chegado nas minhas sessões é sobre o limite dos filhos. Os pais se questionam se estão colocando limites. Quem coloca os limites são os pais, não deve ser a escola nem a sociedade. Se os pais não colocam limites a escola não colocará e a sociedade punirá.

Outro conflito também comum no consultório é a separação dos pais. Os pais vêm ao consultório junto com os filhos para ajudá-los a lidar com a separação. Geralmente antes da separação os filhos presenciam as brigas dos pais e depois da separação os pais tendem a compensar os filhos, seduzi-los e protegê-los. O pior é quando existe competição entre os pais, luta para ter a guarda e quando os pais tentam fazer com que os filhos escolham um lado.

Não existe lado, se os pais amam os filhos eles têm que se tratarem bem, os filhos têm que acreditar que  mesmo que seus pais não estejam juntos eles não perderão a mãe nem o pai. O ideal é a guarda ser compartilhada.

A terapia de casal está sendo muito procurada. O que é interessante é que casais de namorados e noivos já estão fazendo terapia  para resolverem as coisas antes de casar. O que é ótimo pois tudo aquilo que não é resolvido durante o namoro e o noivado vira uma bola de neve e prejudica o casamento.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Maria Guardado   
Ana Maria Guardado Psicóloga (CRP 09/7577) Especializanda em Psicologia Transpessoal Terapeuta Holística,Constelação Familiar,Regressão e Progressão de Memória, Renascimento e Reiki Usui Psicoterapia individual, em grupo, casal e família Cursos, Workshops Grupo Google: www.groups.google.com/group/anamariaguardado Pessoal: (62)9988-51-46
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa