Menu

Terapia Regressiva e as transformações humanas

Atualizado dia 3/7/2013 9:29:30 PM em Psicologia
por João Carvalho Neto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os tempos modernos vêm exigindo novos padrões de observação e aferição da realidade. Os referenciais antigos, baseados na visão positivista cartesiana, sustentaram o paradigma científico até meados do século XX, mas a Física Quântica abalou os alicerces deste olhar tido como imparcial, introduzindo um novo modelo de paradigma, já que o próprio observador passou a se tornar sujeito na experiência observada.
A Terapia Regressiva surge dentro deste contexto, trazendo evidências insofismáveis do fenômeno reencarnatório, na medida em que lembranças de vidas passadas em pacientes sob pesquisa eram aferidas nas investigações históricas dos fatos narrados. Hoje, a Terapia Regressiva vem apresentar uma contribuição significativa para o tratamento de diversos transtornos mentais, com resultados e eficiência que se verificam na prática clínica.

Um dos aspectos mais evidentes no processo terapêutico com regressão de memória a vidas passadas é o fato, que se constata na teoria e prática, de que nossa personalidade atual é uma estrutura dinâmica, em permanente construção, caracterizando-se como um somatório das personalidades anteriores com o resultado das novas vivências da existência atual.
Essas personalidades passadas permanecem tão ativas no psiquismo que, muitas vezes, não se apresentam como um somatório, mas como individualidades vivas que interagem em conjunto e outras vezes se mostram isoladas, sobrepondo-se no comando do ego atual de acordo com as circunstâncias externas que funcionam como gatilhos para a sua evocação.
A idéia de individuação, defendida por Jung, aplica-se de modo preciso para as necessidades integrativas do psiquismo, a fim de que se torne mais centrado, coeso e autônomo.
E o que é tornar a personalidade integrada? É tratar as personalidades anteriores, das múltiplas existências vividas pela pessoa, que permanecem ativas nos traumas ainda reprimidos - por não terem sido elaborados – resgatando o sentido de unidade, plenitude e paz.

Um exército dividido em si mesmo é um exército derrotado. Uma mente dividida em si mesma é uma mente incapaz de enfrentar os desafios da vida e ser feliz.
A Terapia Regressiva proporciona o resgate ao nível da consciência desses conflitos humanos. Com isso, o que era inconsciente e incontrolável se torna consciente e passível de elaboração, como uma luz que se acende em um quarto escuro aterrador, mostrando como lidar com as ameaças antes incognoscíveis. Além disso, durante esse processo, as emoções que alimentavam as representações psíquicas reprimidas vão sendo esvaziadas, em um autêntico trabalho catártico, onde as personalidades passadas perdem a força emocional que as sustentava, deixando apenas os produtos de aprendizagem para a continuação do processo evolutivo.
Contudo, para aprofundar as possibilidades terapêuticas que ela envolve, faz-se necessário alargar horizontes na busca da construção de um ser humano mais saudável e feliz, e isso implica desenvolver no setting terapêutico uma reflexão sobre os desdobramentos filosóficos que a Terapia Regressiva envolve, na medida em que ela aponta para a veracidade de conceitos como a reencarnação e o desenvolvimento da individualidade sob a tutela da lei do carma.

Contextualizar e pragmatizar esses conceitos na própria vida, percebendo-se no transcurso do seu caminho evolutivo, deverá ser um objetivo de qualquer processo que envolva terapia regressiva a vidas passadas, como um fechamento indispensável a capacitar o paciente para a continuação do gerenciamento de sua existência com lucidez e discernimento em função da construção da própria felicidade e higidez psíquica.

João Carvalho Neto - www.joaocarvalho.com.br
Psicanalista, autor dos livros “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal”

Glossário:
Ego atual – instância cuja função é administrar as pressões internas e externas que atuam sobre o psiquismo, e que se forma a partir do nascimento na existência atual, fazendo parte de uma estrutura maior a que chamo de Ego Cósmico (maiores informações ver o livro “Psicanálise da alma”).
Produtos de aprendizagem – resultado final elaborado das experiências vividas pela individualidade durante o processo encarnatório que se transformam em patrimônio inalienável do ser como material de amadurecimento psíquico (ver textos “O prazer de evoluir” e “Positivando as experiências”)


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: João Carvalho Neto   
Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta Floral, Terapeuta Regressivo, Astrólogo, Mestre em Psicanálise, autor da tese “Fatores que influenciam a aprendizagem antes da concepção”, autor da tese “Estruturação palingenésica das neuroses”, do Modelo Teórico para Psicanálise Transpessoal, dos livros “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal"
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa