Menu

Terapias complementares

Atualizado dia 5/29/2010 12:16:33 PM em Psicologia
por Cássia Marina Moreira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Foi bem interessante passear pelas inúmeras ruelas montadas dentro do espaço da BIENAL do Ibirapuera onde aconteceu a NATURAL TECH- 6ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde. No último final de semana entre 20 e 23 de maio.       Não sei ao certo o número de pessoas que por lá passaram nestes dias, mas posso dizer com certeza que no período em que por lá andei tinha muita gente. 

Gente interessada em saúde - alimentos orgânicos - vitaminas - beleza - a ração humana, então, nem se fala, eram muitas as opções - chazinhos e remedinhos caseiros também fizeram parte da festa. Várias possibilidades de tudo para provar, para experimentar. 

Pessoas bem treinadas e dispostas a falar sobre seus produtos e suas benesses; quem era novo na área e não sabia muito corria para pedir ajuda aos mais eruditos ou os traziam para perto a fim de facilitar o acesso ao saber. 

Os cremes, os energéticos, as raízes, comidinhas sem conservantes, limão, soja, mel, própolis, gengibre tudo com a intenção de melhorar ou garantir um físico mais saudável. 

Inúmeras ofertas para limpezas enérgicas dos ambientes em sprays, velas, incensos e aromatizantes, aparelhos para relaxamento, poltronas que massageiam tinas para escalda pés que vibram e varias novas possibilidades de essências florais, alquímicas, estelares com ou sem cristais, e por ai afora. Foi isto que mais chamou minha atenção o número crescente de pessoas comuns como eu ou você, que estão interessados em obter mais saúde, uma vida mais saudável, com o nível de estresse abaixo do esperado.   
Veja só, logo que cheguei mais ou menos ao meio-dia, foi bem fácil conseguir de pronto uma maca para uma massagem bem elaborada, já na parte da tarde com os pés bem cansados e doloridos de tanto vagar pela feira, ou seja, bem precisados de uma massagem relaxante, a espera na fila era de no mínimo quarenta minutos.

      Fiquei me perguntando se estas pessoas costumam fazer massagens em outros lugares e, claro, fui tirar esta dúvida fazendo uma breve pesquisa sobre esta questão conversando com alguns dos organizadores do espaço de massagens e claro com os diferentes técnicos.

      Pasmem! Muita gente vem pela primeira vez, pela facilidade de estarmos aqui na feira se propõe a usufruir de um dos tipos de massagens, que estamos oferecendo. Pois esta com tempo mais livre ou para tirar o cansaço dos pés depois de visitar a feira.  Mas a maioria esmagadora já conhece e faz algum tipo de massagem em algum lugar e quando encontram nosso espaço terapêutico por aqui, rapidamente tomam seu lugar, seja na cadeira de quick-massage, em uma das macas para um trabalho mais longo ou nas confortáveis poltronas usadas para uma boa reflexologia, aquela em que as pernas ficam levemente esticadas.  

Foram todos estes detalhes da feira que me fizeram pensar que estamos ficando prontos para viver numa época em que os tratamentos médicos e os medicamentos alopáticos ou mesmo os remédios homeopáticos estarão sendo apoiados por terapias complementares, uma vez que estes procedimentos terapêuticos compõem uma rede de possibilidades para melhorar ou manter a saúde como todo.   

Penso que terapias complementares definem muito melhor que terapia alternativa, pois neste caso complementar deve ser visto como apoio a outros trabalhos realizados na área da saúde. Um trabalho não precisa desmerecer outro, pode sim vir a complementar. A indicação clínica de um medicamento pode ter um efeito mais rápido se o paciente estiver mais calmo, menos ansioso por ter passado por uma relaxante massagem, ou mesmo, se fizer uso de algum chá com propriedades, as calmantes, digestivas, relaxantes. 

As essências florais e vibracionais fazem parte desta vasta gama de terapias todas dispostas favorecerem o equilíbrio físico - mental - e emocional; o que, sem dúvida, irá contribuir para que os trabalhos médicos alcancem resultados melhores e mais rápidos. 

Portanto, melhor que dar nomes às múltiplas formas de ver e tratar a saúde, o bom mesmo me parece: - usufruir dos benefícios que cada uma das terapias complementares pode oferecer. Então, vamos lá, marque sua hora, deite-se numa maca. Aproveite! Aqui em São Paulo, nos finais de semana, tem inúmeras feiras que estão abrindo um espaço para massagens, experimente! Relaxe...     

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa