Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Todo herói precisa ter autoconhecimento

por Cássia Marina Moreira
Todo herói precisa ter autoconhecimento

Publicado dia 4/11/2012 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


"Ah... como é difícil torna-se herói...
Só quem tentou sabe o quanto dói
Vencer satã só com orações..."


Esta estrofe faz parte de uma música que Elis Regina cantou há tempos atrás. Na verdade, faz parte da vida de cada um.

Torna-se herói "de si mesmo" não é fácil, é coisa para se tentar e se fazer todos os dias, com muito afinco e fé.  

O primeiro e grande passo a dar em função disso é o direito de ser quem se é. Mas para tanto, é preciso saber quem se é. Isto tem que estar claro!

Sem saber quem sou ao certo, não terei parâmetros para aceitar as imperfeições e propor qualquer mudança que seja. Daí, a necessidade de autoconhecimento. Agora, o que está por dentro de cada um, e que cada um sabe bem do que estou falando, é difícil de olhar, melhor dizer, encarar... 

Nossa autoestima por vezes está construída sobre opiniões e informações errôneas, sem diminuir com isso o peso da personalidade de cada um. Todavia, adultos impacientes e pouco treinados para a orientação infantil certamente deixaram suas marquinhas em cabeças menos avisadas. O que é um perigo!

A dica aqui é poder examinar mais demoradamente quem foram estes educadores que estiveram às voltas com a formação infantil. Sempre ajuda saber de quem é a loucura, se é nossa ou do outro!

Esteja certo disso. Um adulto ansioso e impaciente tende a achar que os outros são lerdos ou preguiçosos, por exemplo, e expressa isso com muita facilidade. Por isso saber quem se é realmente, é muito importante, porque a chave-mestra para todas as situações da vida é a autoestima, mas para isso, é preciso fazer uso do autoconhecimento!

Como fazer isso? Bem, um psicoterapeuta ajuda muito nesta hora de separar "a loucura de cada um". Temos uma evidente tendência a supervalorizar ou, ao contrário, desvalorizar  ao máximo nossas, digamos - referências pessoais.

Quando estamos cabisbaixos e depressivos jogamos tudo no abismo, nada é bom o suficiente; e quando estamos de bem conosco, haja um foguete que alcance nosso maravilhoso desempenho. Ou tudo ou nada. Ou oito ou oitenta - quem já não ouviu este dito popular, por aí?

Por isso, é inevitável conhecer-se! Saber quais são nossos aspectos bons e não tão bons assim, pode ser a coisa mais acertada, para viver uma vida mais sadia em termos psicológicos.

Então, saber o que realmente nos pertence faz toda a diferença. Só assim o que os demais tentam colar em nós não gruda, não cola, e acaba passando.

É torna-se herói é sempre complicado, e vencer qualquer satã que seja não é nada fácil.

A luta travada dentro de cada um com "o lado mais negro da força" está descrita penso que em todos os livros onde o tema é a busca do herói interno. Sempre haverá neles um capítulo onde o herói terá de passar pela negra noite da alma, aquela mais solitária e dolorida de todas para, então, surgir transformado forte, conhecedor de seu potencial, todo ele desde as "dores tão humanas" e nada heróicas até as forças positivas e altruístas.

É mais difícil de enganar quem se conhece melhor, se soubermos de onde vem o golpe (que estou querendo me darou quem é o inimigo, certamente posso lutar mais abertamente contra ele. Este é o poder de realização do autoconhecimento, um facilitador de relacionamentos. Se me conheço bem, a chance de me relacionar melhor é maior com tudo e com todos, sem queimar alguém ou a mim ou com a própria energia.

Experimente! Tem um exercício no site - www.essenciasadgua.com - e uma formulação que pode auxiliar dando foco a estas questões de suma importância para a vida diária.

TELE-VENDAS 11 -28 62 4717

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4

Sobre o Autor: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa