Menu

Trabalho e significado

Atualizado dia 4/25/2010 2:50:32 PM em Psicologia
por Mozana Amorim


Facebook   E-mail   Whatsapp

Faz um mês mais ou menos que lancei uma pergunta para pessoas diversas, da minha rede pessoal, sobre o que é um trabalho com significado. Obtive respostas curtas, longas, intensas, emocionantes.

Eu mesma não havia me dado uma resposta e por isso a demora para escrever este post!

Depois de muitas semanas de reflexão, vou me arriscar a lançar alguma luz sobre essa questão, mas é um ensaio ainda. Coincidência ou não, muitas pessoas têm me procurado para pedir ajuda na definição de seus rumos profissionais. Talvez seja uma grande ironia do destino, quase sempre bem humorado.

O trabalho, em sua origem, foi uma forma de alguém prestar serviços a outro e por isso receber alguma recompensa. Os anos passaram e o trabalho foi sendo refinado, cresceu em importância e chegou a ser uma grande medida do valor das pessoas em sociedade. Nascia o status.

Hoje, além de ainda ser uma medida de valor pessoal para muitos, o trabalho também vem resgatando um antigo ponto da sua essência: preencher a necessidade de as pessoas se sentirem úteis ao mundo. E isso se torna crescente na medida em que vemos a realidade cotidiana recrudescer, com questões sócio-políticas e econômicas repletas de falhas e cada vez mais graves.

Nesse cenário, as causas sociais ganharam um destacado espaço como uma fórmula quase mágica para preencher esse desejo de ser útil à sociedade. Digo quase, porque as causas, sociais ou não, são criadas e defendidas por gente: seres falhos e humanos, portanto, não se pode esperar que sejam a solução mais que perfeita para a questão trabalhar com significado.

Este assunto é delicado e passa pelo crivo pessoal de cada um. Para mim, hoje, o trabalho com propósito é aquele que não fere a minha ética, que combina utilidade e integridade e não faz sentido somente para mim, mas para a minha trajetória humana. Um trabalho só pode ser preenchido de propósito quando você descobre aquilo que quer achar. Parte de dentro para fora e não o contrário.
Não quero dizer com isso que não tenham valor as ações que vemos pelo mundo afora. Todas têm valor inestimável, sim. Mas, defendo que o real significado passa a existir quando o elaboramos. E isso só ocorre quando sabemos decodificar o que tem significado para dentro.

Trabalho com significado não é sinônimo de trabalhar para o social (como acreditei por muitos anos), mas é trabalhar para a sua verdade. Sem isso, todas as ações acabam sendo ocas, carentes de essência. E sem esta última, não se formam bases para erigir coisa alguma.

Trabalhar com propósito é escolher onde suas habilidades podem ser mais úteis e onde você pode se sentir inteiro, humano, crescendo. Um trabalho que, de algum modo, violenta a si mesmo ou aos outros não pode ter significado por mais memoráveis que sejam seus objetivos.

Há também atividades que a nossa consciência condena pelo mal que causam à humanidade, de forma geral... e não estamos tratando deles aqui, obviamente.

Acredito que um trabalho com signficado não existe propriamente. Nós é que lhe damos o sentido. Por isso, é possível achar valor no que você já faz, entender o real propósito da sua atividade e aceitar que nenhum lugar será perfeito. Nenhuma área será maravilhosa e sem espinhos. Em tudo, há o homem e suas falhas e também suas maravilhas.

Portanto, cabe a nós reinventar o sentido. O seu ofício é parte, não é o todo. Ser feliz é tarefa nossa, não do trabalho. Cabe a nós descobrir o que faz o coração bater (dentro e fora do escritório) e respeitar essas descobertas, assumindo riscos e responsabilidades advindos delas. Respeitar o próprio ritmo, permitir-se fazer escolhas e buscar sentido não no que os olhos vêem ou os outros aplaudem, mas no que a sua verdade proclama. 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mozana Amorim   
Mozana Amorim é uma livre pensadora. Publicitária e astróloga; escreve para compartilhar inspirações e abrir espaços de troca com outras pessoas. Faz também atendimentos online de astrologia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa