Menu

Um dos motivos para desistir!

Atualizado dia 1/17/2016 10:58:43 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Não entendi absolutamente nada!”. Assim normalmente começa a explicação das pessoas que iniciaram algo novo e em seguida pararam. Antes de continuarem a leitura, reflitam quantas vezes em relação a que isso aconteceu nas suas vidas. Anote.
Agora verifique entre todas, quais as que você sente que perdeu e que deixou algo que lhe seria importante. Verá que algumas delas fez falta. Iniciei a leitura de um texto filosófico e ainda no meio do mesmo, por não estar entendendo nada, tive o ímpeto de fechar o livro e deixar para lá.
No mesmo momento me lembrei de alguns clientes que fizeram exatamente isso, deixaram para lá e depois se recriminaram. O assunto me era interessante, então, por que agir assim? Continuei a leitura e ao chegar ao final do texto percebi que estava pronto para começar a lê-lo novamente.
Lembrei-me também das várias vezes em que sai de minha escrivaninha deixando o computador, pois estava me sentindo superado por ele, não estava entendendo o que ele me indicava, portanto, não estava conseguindo realizar. Após um tempo, novas tentativas e então, sucesso. Pronto, havia conseguido o que pretendia. Ocorreu de conseguir sem saber bem como fiz, mas o reiniciar foi me mostrando os passos que havia dado e então a consciência do como foi feito. O hábito de escrever o como me ajuda muito até hoje.
Quando se tenta algo e não se consegue, um dos primeiros impulsos é rejeitar o que faz com que a pessoa se sinta incapaz. “Não tenho jeito para isso.”. E pronto, lá se vai uma oportunidade de aprendizado que poderia ter sido muito útil em sua vida. “Não sei como você conseguiu aprender isso” é uma afirmação também comum para aqueles que não desistiram e ultrapassaram os obstáculos.
Quando você se propõe a algo novo, diferente do que está habituado (a) a fazer, é preciso também ter a consciência que haverá um período de “turbulência interior”, pois vai se deparar com situações ainda não vistas, não pensadas. Enfim, está se abrindo para desvendar o desconhecido.
Uma das grandes barreiras para se mudar é justamente o desconhecimento do que virá. A insegurança se instala e ela é incômoda. Saber conviver com essa sensação é o grande segredo. Como já dissemos, conviver com as interrogações até que as respostas adequadas surjam faz toda a diferença.
Determinação, disciplina e força de vontade são qualidades que são possíveis serem desenvolvidas e que formam a base para o avanço. Um exemplo disso tem sido o número de pessoas em idade já bem avançada que têm se proposto operar esses pequeninos aparelhos midiáticos, e com algum esforço, hoje dominam os mesmos o mais que suficiente para seu uso. Já é comum vermos senhoras que antes se sentavam a observar seus netos brincarem e fazendo crochê ou tricô, hoje manusearem seus tablets.
A paciência também é uma virtude que se amplia na medida em que é praticada. Então, exercite-a consigo mesmo (a). Não se cobre o saber de imediato o que leva um tempo para ocorrer. Para tudo há o passo a passo. Os processos se compõem por uma sequência de ações que conduzirá a um resultado. Aprendê-los um a um, dar a sequência necessária fará com que o “desconhecido se apresente” e então, eis que já se sabe como é. Já se sabe o que o texto quer dizer, o como fazer etc..
Observem suas conquistas, tragam à lembrança os primeiros passos dados em direção a elas e identifiquem as emoções desagradáveis inicialmente, pois as dificuldades pareciam intransponíveis, e depois as emoções causadas pelo atingimento do que se propuseram: o sabor das conquistas. É exatamente a conquista de um novo conhecimento, uma nova atividade, que dá ao ser humano a certeza de seu crescimento e desenvolvimento diário. A convicção de que está caminhando para frente.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa