Menu

UM ROTEIRO PARA SER FELIZ E SAUDÁVEL: CUIDAR E TRATAR DOS PRÓPRIOS SONHOS

Atualizado dia 6/29/2008 8:46:33 PM em Psicologia
por Maria Aparecida Rosa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Que interessante percebermos que, com o passar dos anos, cada vez cultivamos menos os nossos sonhos! Quando jovens imaginamos como será nossa vida. Tempo mágico, onde tudo parece possível!

Com a passagem do tempo as obrigações da vida, a rotina diária, as necessidades de sobrevivência vão fazendo com que deixemos para depois o que parece menos importante... Obrigações de sermos produtivos, da família, do trabalho... e esquecemos que, se tudo isso fosse somado ao que nos dá prazer, os resultados seriam melhores e maiores.

Se são os nossos sonhos que nos motivam, será que estamos realmente nos movendo para onde queremos ou sendo movidos pelo que os outros querem? Para compreendermos melhor, vamos olhar o que significa “movimento” e “motivação”.

Movimento é quando algo externo a nós impulsiona-nos ou nos pára. O sinal de trânsito é um exemplo: paramos quando vemos o vermelho; e nos movemos quando o verde aparece.

Motivação é quando algo interno à pessoa a impulsiona. “Eu quero e por isso faço”. Geralmente é algo que faz sentido e lhe dá prazer!

A motivação sempre é interna à pessoa.

Assim, motivação tem relação direta com nossos sonhos que nos movem para a frente, independentemente do que ocorre ao nosso redor! Sem eles, estamos apenas nos movendo como robôs, por obrigação. É exatamente quando surgem as doenças, a insatisfação, o desânimo por acordar mais um dia...

Colocar o prazer em tudo o que fazemos e cultivar nossos sonhos faz com que encontremos sentido para as coisas da nossa vida. O sonho pode ser uma meta a ser alcançada, um objetivo importante que, ao ser concretizado será substituído por novos sonhos!

Nossos sonhos precisam dos mesmos cuidados de um jardim de flores: devem ser escolhidos, cultivados e olhados com carinho especial. O ingrediente especial para o bem-estar de nossa alma!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria Aparecida Rosa   
Psicóloga junguiana, com especializações em psico-oncologia, em saúde, qualidade de vida e em recursos humanos. Atua na cidade de Atibaia/SP. Para contato envie um e-mail ou ligue para (11) 9178.4209
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa