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Uma pedra filosofal à Moda Junguiana

Atualizado dia 4/13/2014 10:01:18 PM em Psicologia
por Maria Helena Neves de Albuquerque


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O mercúrio dos filósofos e ou a Grande Obra (Opus Magnus) configurou na Idade Média o objetivo dos alquimistas. Logo, essas buscas pela transformação do si mesmo era, na verdade, uma metáfora para o trabalho dos alquimistas no processo da transmutação dos metais em ouro para sair de um estado inferior para um nível superior, o da transmutação.
Então, observo que esse processo da espiritualidade da minha paciente para as coisas sagradas está baseado talvez na alquimia filosófica da Idade Média e que, na visão Junguiana, assim se resume: química arcaica que precedeu a química experimental e onde se mesclavam especulações gerais, figuradas e intuitivas...
A alquimia filosófica da Idade Média deve ser compreendida, na perspectiva da história do espírito, como um movimento compensatório do inconsciente, em face do cristianismo; sendo pois o objeto das meditações e da técnica alquimista - o domínio da natureza e da matéria...
O alquimista procurava o “segredo de Deus” na matéria desconhecida e se empenhava em preocupações e caminhos semelhantes aos da psicologia moderna do inconsciente. Esta última acha-se também confrontada com um fenômeno objetivo desconhecido: o inconsciente.

De fato, eu observo que a minha paciente é extremamente sensitiva e imagino até que ultimamente foi aberto entre ela e outras dimensões do planeta Terra “um canal “e que a coloca em sintonia com as coisas do sagrado, isto é, um interagir de sutilezas a partir dos três anos de vida, cujo cenário é bucólico. Repleto de árvores, lagos, flores, frutos, pássaros e animais, principalmente ovelhas, apascentadas por um Mago com vestes largas e fartas e que nos faz lembrar das metáforas do poeta e compositor Nando Reis, quando descreve em suas composições musicais as suas nuvens brancas, sem sardas”...

De acordo com as revelações da paciente, enquanto psicoterapeutizada, eu imagino até que é provável que existem nas interpretações dos sensitivos, das Crianças Índigos e Cristais, sentimentos nobres de autoconhecimento e evolução espiritual ainda negligenciados pelos cientistas em pleno século XXI e igualmente não reconhecidos pelas teorias da ciência e ou do conhecimento pertinente.

Interessante observar também que o diálogo da sensitiva com o seu Mentor espiritual teria tudo a ver com uma prévia preparação para uma das suas futuras reencarnações no planeta Terra. Isto porque os temas abordados pelo seu Mentor e igualmente os questionamentos e indagações da sensitiva giram em torno da Fé, da amorosidade, humildade e gratidão. Um ensinamento leve, sutil e que de certa forma deverá ser absorvidos e praticado por ela enquanto ser pensante e sujeito da sua história.

Daí fica entendido que a Psicoterapia Transpessoal e Holística tem um papel fundamental no existir pensante dos paranormais, principalmente no processo de Individuação e Fortalecimento do Ego e que, na visão junguiana, assim se resume: ”a individuação equivale à criatura. É única. Constitui a essência da criatura e, portanto, a diferencia. Por conseguinte, o homem discrimina porque a individualidade faz parte da sua natureza”.

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Conteúdo desenvolvido por: Maria Helena Neves de Albuquerque   
Assistente Social Clínico UFC MS DF,CressBahia 2018. Pós-Graduada e Especializada em Terapias Holísticas e Transpessoais, "A Quarta Força em Psicologia" Ômega Incisa Imam 2009/2011 Pós-Graduada em Teoria da Psicologia Junguiana IJBA Escola Bahiana de Medicina 2015/2017.Formação ThetaHealingBrasil 2018 Casa de Yoga.Escritora Bienal Bahia,2011
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