Menu

USANDO O MEDO EM SEU BENEFÍCIO

Atualizado dia 7/8/2010 9:55:13 AM em Psicologia
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sentiu medo? Então, deve ser porque está no caminho certo em relação a algo...

Por medo de fracassar, sofrer, perder algo ou alguém, ser julgado, etc, é que a maioria das pessoas sente-se aprisionada.

Para não correr riscos, muitos nem ousam tentar dar qualquer passo para fazer algo, se sentirem uma pontinha de medo. Aquilo que foi uma idéia inicial, morre imediatamente, diante de qualquer sinal de medo.

Então, podemos perceber que o medo nos norteia, ou melhor, nos limita. "Quem, dentro de nós" determina que devemos nos orientar pelo medo e recuar?

Creio que muitos dirão que não sentem esse tipo de medo que menciono e nem percebem que ele os norteia. Essas pessoas estarão certas, até certo ponto, pois o medo que nos bloqueia, não se manifesta de forma explícita. Ele é sorrateiro, atua nas camadas profundas do nosso inconsciente, sem se fazer perceber. Quando o faz, normalmente, mostra apenas uma pequena sensação, como um "friozinho na barriga". Mas, se mergulharmos profundamente nisso, com certeza encontraremos um medo avassalador.

Bem, acho que só de lerem este trecho, alguns já estão até pensando em desistir da leitura. Se isto está acontecendo com você, pergunte-se: por que motivo, estou querendo fugir dessa realidade? Se não acredito que sinto todo esse medo, por que estou evitando terminar esta leitura?

Se você chegou a este parágrafo, é porque está firme em seu propósito de promover mudanças em sua vida. Ao desejarmos efetuar essas verdadeiras mudanças, com firme determinação e perseverança, com certeza, encontraremos muitas barreiras impostas pelo medo. Mas nem sempre estas serão reconhecidas através da sensação específica do medo.

Acho que já deu para você perceber que isto dá certo trabalho e que necessitará acessar a coragem que há em você. Mas garanto que não é algo impossível e nem tão terrível quanto possa estar parecendo. É muito mais fácil do que imagina.

O primeiro passo, então, é você começar a ficar muito atento a si mesmo e passar a se observar muito. Desta forma, em toda situação mais difícil que venha a passar ou diante de algum passo importante que estiver para dar, observe como está se sentindo, o que está acontecendo dentro de você: se sentir algum desconforto ou incômodo maior, sempre pare para sentir e se perguntar: qual o significado desta sensação? Qual o sentimento oculto por trás dela? Provavelmente, sentirá e perceberá que existe medo.

Alguns podem achar uma loucura falar sobre medo, justamente porque a grande maioria, sempre foge de qualquer possibilidade de vir a experimentar esse sentimento.

Porém, digo com propriedade, que o medo é algo para ser confrontado. Não se deve fugir do medo, igual a uma criança que cobre a cabeça com as cobertas, para não ver o "bicho papão".

Em um texto recente, eu disse que tudo em nós é Luz. O medo é parte da Luz que se negativou. Se nos aprofundarmos nele, encontraremos a essência divina de nossa coragem. Ela é prisioneira no calabouço do medo, ele é seu algoz.

Mas por que isso? Porque nosso Ego quer manter o controle. Se temos medo, não ousamos mudar, e não damos trabalho para ele. Mas, se temos coragem... pobre Ego, terá que se esforçar muito para nos prender. Avançaremos, na certa!

Então, para confrontar o medo, ao perceber o mínimo sinal que seja dele, sugiro que deseje senti-lo em sua totalidade. Fique tranquilo, pois você só chegará até o ponto em que consegue suportar a experiência de medo. Seu Eu Superior, com toda a sua sabedoria, jamais o guiará no sentido de levá-lo a fazer algo que o prejudicará.

Quanto mais medo reconhecer em você e ACEITAR, sem lutar contra, sentindo e dando-se o suporte necessário - pois saberá que nada de mal lhe ocorrerá, só sentirá medo -, mais dessa energia negativa conseguirá liberar. Sentir "não mata", é só uma sensação ruim.

Quanto mais a densa camada de medo que aprisiona seu potencial da coragem for conhecida e aceita, mais será dissipada. Com essa camada se afrouxando, mais momentos de coragem e força interna conseguirá ter.

Estas são sugestões para que você possa começar a se perceber melhor, e evitar viver angustiado, sem saber o motivo. Normalmente, o medo está envolvido nessa angústia.

Se você faz algum processo terapêutico, será melhor ainda, pois poderá aprofundar-se ainda mais nessa questão, tendo o apoio de seu terapeuta. Pois, conforme eu disse, fazendo isso sozinhos, teremos limite, pois chegamos somente até o ponto em que suportamos. Com um terapeuta a te apoiar, poderá ultrapassar algumas barreiras e se aprofundar mais no medo, dissipando-o ainda mais.

Compreendo que isto pode parecer assustador, mas afirmo que algo muito belo, em sua essência. O momento em que sentimos o medo, não é agradável, mas trabalhando desta forma, as sensações liberadas se dissipam rapidamente. Após isto, somos tomados por uma sensação de leveza e liberdade indescritíveis.

Para concluir, quero pontuar, que quando está prestes a realizar algo em sua vida, guiado por seu coração - desde um pequeno passo, até um grande projeto -, se o medo se manifestar, saiba que ele será o indicador de que está no caminho certo. Claro, se não estivesse a caminho de melhorar sua vida, o Ego não se daria ao trabalho de fazê-lo sentir medo... Se este o bloqueia, o Ego vai usá-lo como auto-sabotagem, para fazer com que "trave de medo".

Ultrapasse as barreiras do medo! Enfrente-o, dentro do seu tempo e de suas possibilidades. Sem se violentar, é claro. Não fique mais fugindo e fingindo que não está sentindo medo, e vivendo frustrado.

Se leu até o final, parabéns! Sei que este texto não é o mais agradável de se ler. Mas precisamos falar sobre a realidade da vida.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa