Menu

Usar o tempo

Atualizado dia 4/30/2012 10:52:54 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

A mãe pede para a filha arrumar sua cama. Está armada a confusão. Muitas reclamações, muitas chamadas de atenção e algum tempo depois a garota vai, mesmo que a contragosto, tira todos os lençóis da cama e os joga na cadeira, estende o lençol de baixo, prende-o no colchão, balança o lençol de cima e vai dando a volta na cama, alisando e tirando as pregas, deixando-o liso e arrumado. Bate o travesseiro e coloca-o na cabeceira da cama. Pronto, está arrumada. Quanto tempo gastou? Para arrumá-la, menos de cinco minutos, mas quanto desgaste e "bate boca" inútil para decidir fazê-lo!

A garagem está um tumulto, ferramenta solta por todos os cantos, parafusos e porcas misturadas. Está assim há muito tempo. Ele levantou cedo, foi para lá. Começou recolhendo as ferramentas e pondo-as em um canto. Passou para a separação de parafusos e porcas, assim como de outros pertences e espanou a bancada, começou a guardar tudo em seus devidos lugares e, então, lavou a garagem. Olhou no relógio e assustou-se com o tempo que levou. Muito pouco para o que achava que daria um trabalhão.

Na escrivaninha não há espaço para que se possa assinar um cheque, pastas e papéis amontoadas de tal forma que achar algo ali leva tempo. Sempre o mesmo refrão: "Não tenho tempo para colocar as coisas em ordem", "Tenho muito trabalho, estou sobrecarregado". Mas há uma que realmente atrapalha demais: "Não sei nem por onde começar". Esta afirmação tira a energia de qualquer pessoa.

O orçamento está estourado. Tanta coisa para pagar e tão pouco dinheiro entrando, mas ante a indagação de qual será o montante a ser acertado a resposta é: "nem sei, preciso somar". Se nas citações acima existe a desorganização interior atuando, aqui soma-se o temor, o medo que impede de olhar o quadro todo, como se isso mudasse a realidade: o valor total a ser pago.

Fazer o que precisa ser feito, organizar-se, dar direção útil às nossas ações. Estamos fazendo isso? Observem quanto tempo é desperdiçado em queixas e reclamações, em se buscar culpados e dar justificativas, como uma que ouvi de um gerente há muito tempo:
"Estou trabalhando muito e produzindo pouco!".

Se a vida está um caos, pare e faça uma lista de tudo que você precisa realizar. Não tenha receio de que ela fique demasiadamente grande e comece observando o que é prioridade. Veja se você pode fazer algo para resolver o item analisado. Se não, passe para outro item. Mas inicie e termine o que começou. Começar muitas coisas ao mesmo tempo e terminar todas é privilégio de muito poucas pessoas. E pelo jeito, o dono desta relação não é uma delas. Comece e vá até o final.

Evite ficar se queixando, lamuriando-se. Apenas faça o que é preciso. Ao terminar o dia, observe se ele está melhor do que quando começou. Veja o quanto você avançou. A dificuldade para fazer as coisas está atrelada à indisciplina interior. Aja dependendo apenas de você mesmo. Não fique esperando dos outros o que cabe a você resolver. Na casa, faça um cômodo de cada vez. No trabalho, faça uma gaveta de cada vez, mas o segredo é: Use bem o seu tempo na construção efetiva de sua vida.

Não é fácil. Muitas vezes nos depararemos com situações que não consideramos justas, mas fazer a vida justa depende muito da interpretação dada pelas pessoas às situações vividas.

Reafirmo aqui que não tenho pretensão de escrever sobre auto-ajuda. Portanto, experimente e, se realmente perceber que o que estou dizendo procede, aplique em sua vida. Se não, desconsidere e busque outra forma, mas não fique parado ou girando em círculos. Usar o tempo a nosso favor, tê-lo como nosso aliado e não nosso algoz é o que realmente importa. E quando sentir que algo interno está atrapalhando, não desista. Siga agindo e tenha a convicção de que saberá distinguir o que é importante do que não é. Vida e tempo não se separam, por isso usufrua de forma adequada do tempo que você tem e, com certeza, sua vida será bem melhor vivida.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa