Menu

Xamanismo

Atualizado dia 12/26/2009 6:53:58 AM em Espiritualidade
por Ingrid Monica Friedrich


Facebook   E-mail   Whatsapp

  O xamanismo é uma forma de se buscar a reintegração de nosso Espírito, limitado pela mente predominantemente objetiva, com o planeta, entendendo cada um de seus elementos, os reinos físicos (mineral, vegetal, animal, hominal) e os mais sutis, onde se aprende a entrar em ressonância com suas manifestações.

Portanto o xamanismo moderno é um meio de reconexão com o Universo, sem ser uma religião, sem dogmas ou rituais fixos.

O termo Xamã, vem da Sibéria, do povo Tungus que significa Inspirado pelos espíritos, e se refere a pessoas capazes de fazerem jornadas em estados alterados de consciência (mudança do padrão de onda mental de alfa (vigília) para beta (meditativo)).

Este estado alterado de consciência, chamado de xamanico, quando obtido dentro de atividade voltada ao contato com os elementos planetários, pode ser obtido de varias formas, seja através de musica (em geral instrumentos de percussão), de técnicas de respiração, jejum, isolamento ou plantas sagradas. ´

O condutor de uma meditação xamanica é capaz de ajudar ao praticante a desdobrar-se do corpo e viajar entre mundos transcendendo o tempo e o espaço, e com isto obter autoconhecimento e a cura de seus corpos.

         O xamã tem nos espíritos da Natureza seus mestres.

É capaz de tocar uma pedra e sentir o respeito por um universo que esta no planeta desde sua formação e possui por isto conhecimento de tudo que viveu junto a ele por milhões de anos.

É capaz de sentir na planta o fluir da sua seiva, e utilizar sua energia para a cura.

É capaz de se conectar aos animais, através da técnica do animal de poder, onde nos conectamos a um egregora animal, seja através de tê-lo ao nosso lado como guia, seja estando ele curando nossa alma, seja nos transformando nele e nos integrarmos com todas suas habilidades.

O xamã é apenas um orientador, pois ele deve ensinar as pessoas a serem mestras de si mesmas, onde a busca da alma da Terra nos leva a curar nossa própria alma, colocando ambas em ressonância, e iniciando um viver simbiôntico positivo com o meio onde vivemos.

É capaz de tocar a Terra e a Água, sentir o Ar e o Fogo, interagir com eles, e deixá-los trabalharem conosco, em prol da cura não só pessoal como planetária.

O elemento Fogo, considerado o quarto estado da matéria (plasma), masculino e quente, transmuta as energias, consumindo as e permitindo que a fênix renasça de suas cinzas, nos fornecendo força e coragem, representa o Leste e a Águia, rege o Reino Mineral, a Lua Nova e o Verão, os signos de Áries, Leão e Sagitário, age no corpo Espiritual, no Sistema Ósseo e no Chacra Básico.

O elemento Terra, masculino e seco, nos conectamos com a energia telúrica, que bate no ritmo do sol ígneo, coração do planeta, nos ancoramos para a vida e sobrevivência no mundo da matéria, a realização a responsabilidade, representa a direção Oeste e o Urso, o reino vegetal que renasce na primavera, a Lua Crescente, traz o poder de realização, rege os signos de Capricórnio, Touro e Virgem, age no corpo Físico, no Sistema Muscular e no Chacra Umbilical.

O elemento Água, que é capaz de limpar e purificar, feminino e Frio, por a mesma porcentagem de água em sua composição corpórea que o planeta, é o elemento que nos coloca em ressonância com Gaia através dos movimentos celestes e nos da à compaixão fé, representa o Sul e o Lobo, o reino Animal, a primavera e a Lua Minguante, os signos de Peixes, Câncer e Escorpião, atuando no corpo Emocional, no Sistema Nervoso Central, Sistema Endócrino e no Chacra Coronário.

O elemento Ar, feminino e frio, nos nutre de Prana, energia cósmica, permitindo a renovação e limpeza de nosso universo interno através da respiração, age no discernimento e criatividade, representa o Norte e o Búfalo, o reino Hominal, o Outono e a Lua Cheia, os signos de Aquário, Gêmeos e Libra, atuam no corpo Mental, sobre o Sistema Nervoso e no Chacra Laríngeo.

Viver de acordo com a filosofia xamanica, utilizando os quatro elementos, os quatro reinos, como propõe o xamanismo podemos entrar em comunhão com os mesmos, trazendo para nossa vida sua energia, a compreensão de nossos processos, encontrando uma maior qualidade de vida, a paz e harmonia interiores, que se refletem no mundo exterior,   é algo que vale a pena experiênciar.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ingrid Monica Friedrich   
Ingrid M. Friedrich (CRT 44680) Atua com Psicoterapeuta Alquimista e Junguiana- Conselheira Metafisica, Mediúnica e Profissional-Terapeuta Breve-Lado Sombra, Reprogramação Autoimagem, PNL, e técnicas em sincronícidade, como facilitadora no processo do autoconhecimento, em busca de melhor qualidade de vida.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa