Menu

Vencedores ou perdedores?

Atualizado dia 5/6/2012 10:00:31 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por que temos que pautar nossas vidas em conceitos do tipo "sermos vencedores ou perdedores"? Vencedor, aquele que conquista; perdedor, aquele que é derrotado. Porque as pessoas não podem simplesmente viver e colher, assim, os frutos de sua existência, sem que seja necessário estar constante e eternamente disputando. Sim, pois não se pode falar em vitória ou derrota, vencedor ou vencido, sem se considerar que para isso existe a disputa.

Marido disputa com a mulher o destaque na relação, um querendo que o outro se torne sua sombra. Colegas de trabalho com seus pares, seus superiores ou seus subordinados, disputam quem se sobressai mais, muitas vezes sem se preocuparem com o comportamento ético. Ferindo dignidades, apropriando-se de idéias ou ações, sabotando resultados e o mais comum: desqualificando valores ou méritos.

As pessoas se relacionam de tal forma que, mais que a competitividade saudável e produtiva, que move ambos para frente, estabelecem uma rivalidade que destrói e pior, muitas vezes, aqueles que os cercam consideram isso positivo e as incentivam. Depois não sabem o porquê de resultados tão alterados ou, mesmo que bons, a tão alto custo.

Não há ingenuidade no que digo, pois não ignoro que vivemos em um mundo capitalista e mercantilista. A competição é necessária. O sobrepor-se ao seu concorrente faz com que se conquistem maiores fatias de mercado e se observem que ora um está na frente, ora outro. Vejamos o que acontece com o esporte, no nosso caso, o futebol. O fanatismo de um torcedor atinge o ponto da desqualificação do time adversário, e ele não percebe que, na ânsia de se destacar, acaba tirando o mérito do seu próprio time, que afinal venceu. A valorização calcada no princípio de que tem que se ser o melhor, faz com que algumas pessoas vejam as outras não como companheiras, mas como competidoras e assim, em todos os níveis de relacionamento, está-se competindo.

Se soubéssemos o quanto é bom e gostoso quando nos aceitamos como somos e quando admiramos no outro o que não somos, ou que o outro é mais do que nós mesmos, a vida ganharia novos rumos. Para aqueles cujo viver não é competir, abre-se o espaço do prazer de desfrutar da amizade, do companheirismo e da felicidade que se vive ao ver seu próximo sendo bem sucedido.

Esse tema veio à baila quando, em uma conversa com uma pessoa que considero rara, ela me contando sobre uma situação onde seu mais contundente confrontador se perdeu nas armações e "conquistou" por si mesmo sua demissão, quando falei do quanto não é necessário contribuirmos para que a pessoa se "quebre" e então saia perdendo, ela me disse: "Paulo, perdemos todos". Uma pessoa comum diria: "recebeu o que mereceu, colheu o que plantou" e assim por diante, mas esta pessoa não. Para ela, o não conseguir despertar no outro a percepção de soma, de colaboração, já é por si só uma perda.

Enquanto muitos se vangloriam da "vitória" sobre seu oponente, alguns poucos se entristecem por perceberem-se impotentes na  tentativa de despertar nos que estão ao seu redor a percepção de que todos somos absolutamente necessários. Todos temos nosso valor. Esta competição desvairada e descontrolada é uma das grandes responsáveis pelo empobrecimento das relações.

A busca constante da detenção do poder, de atrair para si as atenções, faz com que busquemos a conquista a qualquer preço. Mas lembrem-se: os fins não justificam os meios, embora o que está sendo praticado, difundido e, infelizmente, até admirado, é que, para se atingir um objetivo, vale qualquer coisa. Quantos clientes, após atingir o que se propuseram, "choraram lágrimas de sangue", pois a forma com que conquistaram os fez se sentirem indignos, o que lhes tirou todo o mérito da conquista.

Quer saber se você é um vencedor? Responda só para você mesmo: Você vive em paz e  em harmonia consigo mesmo?

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa