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Vencendo a timidez


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Você se acha tímido(a)? Quantas vezes, ao expor suas ideias em uma reunião ou apresentar-se a um desconhecido você gaguejou, as pernas tremeram ou suou frio?
Pois é. Estas são algumas das sensações que o tímido tem ao deparar-se com situações que precisa se expor. Devido a este desconforto, a pessoa tímida passa no decorrer do tempo, isolando-se e se fechando em seu próprio mundo.

Timidez não é defeito. Uma pessoa pode ser tímida e administrar bem sua timidez, mas se o excesso de timidez está prejudicando sua carreira profissional, vida social ou afetiva, então, é o momento de fazer algo por si.

No aspecto comportamental e emocional, a timidez se manifesta de algumas formas. Identifique o que é mais predominante em sua personalidade:

Ao conversar com as pessoas, acha-se desinteressante pois acredita que não tem nada a acrescentar.
. Evita olhar para o interlocutor, sua voz é baixa e sempre olha para o chão.
. Sente medo de expor suas ideias, pois tem vergonha de parecer ridículo e do julgamento alheio
. Tem um conceito muito pessimista sobre si mesmo e os pensamentos são derrotistas "Não vou conseguir".
. Concentram mais em seus defeitos, subestimando suas qualidades e habilidades.

As pessoas tímidas tornam-se eficientes em evitar as situações que são desconfortáveis.
Com esta atitude se protegem e permanecem na zona de conforto.

Para superar a timidez é necessário que enfrente as situações que tem medo e vem evitando há muito tempo em sua vida.
Reconhecer suas qualidades e treinar as habilidades sociais aumentará a confiança.

Dicas para treinar e superar aos poucos a timidez

. Mude sua postura corporal: alongue seu corpo, ombros abertos, olhe para o horizonte e eleve a cabeça.
. Faça respirações profundas antes de enfrentar situações novas, acalma e diminui a ansiedade.
. Caminhe em locais públicos e olhe para as pessoas a sua volta.
. Tente aumentar o tom de sua voz e fale olhando nos olhos de seu interlocutor.
. Cumprimente as pessoas no trabalho, escola, reuniões sociais.
. Puxe conversa com as pessoas em supermercado, fila de banco, ônibus
. Participe de atividades grupais como: teatro, yoga, expressão corporal, dança, artes marciais.
. Reconheça suas qualidades e dê ênfase ao seu lado positivo.

Enfim, se não conseguir sozinho, procure ajuda profissional.

Tome uma decisão. Desafie-se!
Só você sabe o valor de suas conquistas!

Clarice Barbosa – Psicóloga, Coaching LPC, Palestrante e Prof.Hatha Yoga



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Conteúdo desenvolvido por: Clarice Barbosa   
Clarice Barbosa, Psicóloga, Coach, Hipnoterapeuta, Palestrante e Prof. de Hatha Yoga Email: [email protected] e Facebook: Clarice Barbosa Palestrante Fone: (11) 95471.6938 (cel e watasapp)
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